28/11/2019

UESPI promove curso de iniciação à Libras em Parnaíba

Alunos do curso de extensão à Libras

Professores da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) realizam, entre os meses de novembro de 2019 e fevereiro de 2020, um curso de Extensão de Iniciação à Libras, no campus Prof. Alexandre Alves de Oliveira – Parnaíba. O objetivo do projeto é difundir a Libras entre a comunidade ouvinte, capacitar profissionais da área educacional e desenvolver estratégias que ajudem no desenvolvimento do aluno surdo.

A programação das atividades conta com diálogos sinalizados, análise de vídeos sobre história da educação dos surdos, identidade, cultura surda e desenvolvimento de músicas. Além disso, durante a realização dos debates, os professores do curso promovem a presença de surdos visitantes a fim de buscar um vínculo de culturas. O curso conta 38 alunos matriculados, as aulas ocorrem entre terça-feira e quinta-feira, às 17h.

Para o acadêmico de Pedagogia da UESPI e aluno do curso de extensão, Lenyer Ferreira dos Santos, as atividades desenvolvidas no projeto estão relacionadas com seus interesses de formação profissional. “Um professor/pedagogo capacitado na linguagem de sinais facilitará a comunicação com crianças com deficiência auditiva. Dessa forma, além de acrescentar em uma educação mais humanizada, teremos uma boa inclusão social”, ressalta.

Segundo a professora de Libras da UESPI e organizadora do curso, Eva de Moraes Lima, em Parnaíba existem cerca de 8 mil surdos. “Cada vez mais vemos a pessoa surda sendo inserida no meio social. Por lei (10.436/02), o surdo tem direito de ser atendido em sua própria língua. Diante dessa realidade, esse curso é de suma importância para capacitar a comunidade ouvinte, bem como atender o surdo em língua de sinais”, explica. Ao final do curso, a docente pretende criar um coral de libras com os alunos. A próxima turma tem previsão de início para março de 2020.

Ascom - Uespi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES