07/11/2019

Pesquisa sobre extremas chuvas em Parnaíba é selecionada para congresso internacional

Professor Werton Costa durante Jornada Acadêmica da Geografia

O professor do Werton Costa, do curso de Geografia da UESPI, representará o Piauí, junto com o profª Francílio de Amorim dos Santos(IFPI), no VII Simpósio Internacional de Climatologia, com o trabalho sobre a análise de chuvas extremas em Parnaíba, no período de março e abril de 2019. O evento acontece de 11 a 14 de novembro em Belém-PA.

O trabalho foi um levantamento dos episódios de chuva extrema que ocorreram em Parnaíba, entre março e abril deste ano. “Foi o maior registro de chuva extrema dos últimos 20 anos”, afirma o professor Werton Costa. Segundo ele, o superaquecimento das águas do oceano atlântico provocaram essa condição extrema na cidade. Em apenas dois meses choveu o equivalente a chuva de um ano inteiro. “Só no dia 21 de março de 2019, em um único dia, choveu a chuva do mês inteiro. A média de chuva prevista para março era de 259 milímetros e choveu 261”, pontua.

Gráfico de acumulado de precipitação mensal

Os pesquisadores concluíram que houve um aumento exponencial da temperatura no atlântico, uma anomalia positiva de temperatura, que fez com que se formassem grandes instabilidades sobre o litoral de Parnaíba. “A zona de convergência intertropical, que é o principal motor de chuva no Nordeste, acabou se posicionando sobre a cidade basicamente entre Camocim e Barreirinhas, e fez com que o ocorresse o aumento de precipitação extrema provocando grandes transtornos”, explica o professor Werton. Os pesquisadores apontam no estudo ações emergenciais e preventivas para gerir desastres ambientais, como investir na educação de risco e na infraestrutura da cidade para situações de alagamento e chuvas.

Profª Francílio de Amorim dos Santos(IFPI)

O Simpósio Internacional de Climatologia (SIC) é um evento bienal promovido pela Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET) com a finalidade de reunir a comunidade científica e profissional do Brasil e do exterior para apresentar e discutir temas associados ao clima e seus impactos nas atividades humanas. O SIC tem o objetivo de promover, incentivar e divulgar as pesquisas na área de meteorologia e climatologia, congregando pessoas que se dedicam ou se interessam pelo tema, visando uma cooperação estreita entre os congressistas, levando a um efetivo intercâmbio de informações e de conhecimentos.

ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES