22/11/2019

Mundo SENAI apresentou em Parnaíba oportunidades de carreira na indústria


Nesta quinta-feira, 21 de novembro, o SENAI Piauí montou uma estrutura preparada para receber centenas de visitantes que compareceram ao Centro de Formação Profissional José de Moraes Correia (CFP ‘JMC) para conhecer o Mundo SENAI, um evento nacional que ocorre todo ano em todo o Brasil, de forma simultânea, com o objetivo de mostrar o Mundo de Oportunidades que espera por você.


Visitaram o Mundo SENAI, estudantes de faculdades/universidades, escolas públicas (municipais e estaduais), privadas, parceiros, empresários e comunidade em geral. O evento iniciou às 8 horas, com a chegada de diversas caravanas deslocadas em ônibus de várias escolas da cidade de Parnaíba.


Com uma programação organizada que incluiu inicialmente o cadastramento e o acolhimento pela equipe de colaboradores da instituição, o evento contou com um circuito de visitas guiadas às instalações, iniciando pela Quadra de Esportes, onde a instituição realizou uma Mostra dos Projetos do Desafio SENAI de Projetos Integradores, bem como o Inova 2019. No local foram expostos para o público 20 projetos, idealizados pelos alunos.


Com ações apresentadas em salas de aula, nos laboratórios e auditório, o Mundo SENAI teve ainda apresentação de robótica por alunos do CFP “JMC” e outras atividades realizadas na oficina de metalomecânica – torno; bem como exposição de cursos nas áreas de vestuário, eletricidade, mecânica automotiva, mecânica de motocicleta, panificação (com degustação); construção civil; informática, processamento, e bromatologia, com mostra do curso e processos. Houve também uma série de palestras e rodas de diálogo.


O psicólogo Ricardo Leão discorreu sobre ‘Uma Questão de Motivação e Atitude’. O instrutor do SENAI, Evandro Ferreira Filho proferiu sobre as ‘Profissões do Futuro’; a enfermeira, pedagoga e orientadora educacional do SESI, Ilma Barbosa, em roda de diálogo, falou da valorização da vida, manifestando acerca da ‘Prevenção ao Suicídio’, enquanto a odontóloga Nildes Monteiro expôs sobre ‘Saúde Bucal na Adolescência’.


O Mundo SENAI 2019 contou com as presenças de pessoas ilustres, como o prefeito municipal de Parnaíba, Mão Santa, que assistiu atentamente à palestra motivacional proferida pelo psicólogo do Sebrae, Ricardo Leão. O presidente do Sindicato das Indústrias de Curtimento de Couro, de Peles, Malas, Correias, Arreios, e Artefatos de Couro no Estado do Piauí, Abdoral Furtado, e a presidente do Sindicato das Indústrias de Alimentação, Sandra Maria Galvão Brito Ataíde, também prestigiaram o evento.


Ao final da palestra, acompanhado da diretora de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI, Sandara Ataíde Silva, o Prefeito Mão Santa percorreu as dependências, conversou com instrutores e conheceu as atividades realizadas pela instituição.

Depoimentos: visitantes e participantes falam sobre o Mundo SENAI


Mão Santa (Prefeito): “Conheci o SENAI desde o tempo de menino. As ações começaram aqui por Parnaíba e foram se expandindo Piauí afora. Foi um grande trabalho realizado pelo primeiro presidente da Federação das Indústrias até chegar ao meu irmão, passando para seu filho. Hoje a cidade de Parnaíba cresceu e o SENAI ajudou nisso formando jovens que hoje estão no mercado de trabalho e muito deles sendo empresários”.

Professora Deusiane (Escola Caic): “é um Mundo Novo para muitos alunos que não conhecem os cursos ofertados pelo SENAI. Assim como eu, minha turma ficou impressionada com o Mundo SENAI”.


Hiulia Ketely (Aluna do 9º ano Caic): Vim hoje pensando que era apenas um passeio escolar, no entanto, me surpreendi com tanta novidade na área da educação profissional. Adorei! “Foi muito importante à visita para se ter uma interpretação melhor sobre o SENAI”.

Carlos Daniel Carvalho de Freitas (Diretor do CFP JMC): “A ideia é oferecer orientação profissional e apresentar a infraestrutura e serviços da instituição, gerando experiência e interação com o público visitante”.

Jânio Holanda – ASCOM/FIEPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Nossa matérias em seu E_mail

Digite seu endereço de e-mail:

Entregue por PHBemNota

Racing