08/08/2019

Miranda Osório: Antes e Depois


O prédio situado às margens da Avenida Getúlio Vargas foi construído para abrigar o Ginásio Parnaibano, fundado em 11 de junho de 1927 e que, posteriormente, no ano de 1961 passou a denominar-se de Colégio Estadual Lima Rebelo (funcionado com turmas do ginásio, científico e curso normal).

Com a transferência das normalistas (moças que estavam se preparando para serem professoras) para a Escola Normal Francisco Correia e dos alunos do curso ginasial e científico para o novo prédio do Colégio Estadual Lima Rebelo, ambos situados no Bairro Nova Parnaíba, em 1970 passou a funcionar no prédio o Grupo Escolar Miranda Osório e, por fim, o curso de Direito da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), até a interdição pelo Corpo de Bombeiros em 2013.

Vale ressaltar que por lei, placa ou qualquer outro documento, o prédio nunca teve esse nome de Miranda Osório. A bem da verdade, foi assim chamado pelo uso popular do colégio com esse nome. É como o Estádio Mão Santa (hoje Pedro Alelaf), que por lei nunca teve esse nome. Dado este breve panorama histórico, voltemos ao debate que intitula este artigo.

Há cerca de 15 anos, já na gestão do governador petista Wellington Dias, o prédio hoje envolto em uma insana polêmica unicamente por uma homenagem que o presidente da Federação do Comércio do Piauí (Fecomércio), Valdeci Cavalcante, fará ao presidente Jair Messias Bolsonaro, encontrava-se abandonado, entregue as ruínas, prestes a desmoronar. Foi então que ano passado Cavalcante entrou em cena e livrou o prédio da destruição total, quando deu início a restauração do imóvel. Antes, o grupo político que hoje reivindica direito de posse sobre o prédio, o ignorava, não enxergava o valor histórico e imaterial da edificação. Agora todo restaurado, cheio de vida e com a iminência de ter perpetuado o nome do atual presidente da República em sua fachada, alguns querem ser o “pai da criança” sem primeiro olhar o quão negligentes foram com o seu passado.

Por Luzia Paula e José Wilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES