11/07/2019

Capitania dos Portos realiza “Operação Férias Seguras” no litoral


Com a chegada do período de férias a Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos do Piauí, iniciou a operação “Férias Seguras”. Trata-se de uma campanha que é voltada para a intensificação da conscientização e de fiscalização do tráfego aquaviário nas áreas de maior concentração de embarcações, incluindo as de esporte, recreio e de turismo náutico, por ocasião de férias.

O Capitão de Fragata Dante, Capitão dos Portos do Piauí, afirmou que essa operação é voltada para a conscientização da segurança da navegação e da vida humana. “Iniciamos agora, no dia 1º de julho, e vai até 31 a Operação Férias Seguras, porém, a Marinha realiza durante todo o ano operações mas, neste período, intensificamos com foco especial nas embarcações de transporte de passageiros e de turismo náutico, que tem seu fluxo maior agora no período de férias, principalmente porque a nossa região é litorânea e tem balneário”, disse o Comandante.

De acordo ainda com o Comandante Dante, as ações de fiscalização da Capitania dos Portos envolve verificação de habilitação dos condutores, documentação da embarcação, material de salvatagem (coletes e boias), e extintores de incêndio. Além disso, poderão ser utilizados etilômetros, tendo em vista que é proibido o consumo de bebidas alcoólicas pelos condutores. O etilômetro ou alcoolímetro, também conhecido pelos nomes populares bafômetro ou balão, é o aparelho que mede a concentração de álcool etílico na corrente sanguínea.

Segundo as informações da Diretoria de Portos e Costas, a principal causa dos acidentes em embarcações de esporte e recreio é a falha humana, o que por vezes pode resultar em consequências irreversíveis. Para minimizar a possibilidade da ocorrência de desastres náuticos, a Campanha deste ano traz como mote a valorização da vida e a responsabilidade do proprietário e do condutor da embarcação, especialmente durante as atividades de lazer.

Lembrando que Operação Férias Seguras vai funcionar até o final do mês. Quem quiser se inscrever ou regularizar a documentação de embarcação de esporte e recreio pode procurar a Capitania dos Portos que fica localizado na Avenida Nações Unidas, 530 – Nossa Sra. do Carmo, Parnaíba. Telefone para qualquer informação (86) 3321-2770.

Texto: Camila Neto
Fonte: Blog do B Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES