23/05/2019

Evento cultural no Sesc/Caixeiral tem o escritor Benjamin Santos no centro das homenagens


Café Concerto, do Centro Cultural SESC /Caixeiral, foi o local escolhido para o lançamento, na noite desta terça-feira, do livro “Teatro Infantil”, que reúne as onze peças infantis escritas pelo dramaturgo Benjamim Santos. O evento contou com a presença de autoridades, artistas, jornalistas, admiradores da obra do escritor, além de familiares e amigos dele.


Uma noite com exposição das suas obras no Teatro Brasileiro e a apresentação de trechos das peças, por atores locais. O evento contou com a presença do presidente da Funarte (Fundação Nacional de Artes), Miguel Proença, que fez uma bela apresentação com duas peças no piano, o que encantou os convidados. Também esteve presente a cantora e compositora Bia Bedran, que escreveu a orelha do livro.


O historiador Diderot Mavignier, sobrinho de Benjamin Santos, falou sobre o tio e também da importância dele como artista. “Uma noite de muito brilho. Benjamim é uma pessoa nacionalmente conhecida, principalmente em Recife, onde ele estudou e mais ainda conhecido no Rio de Janeiro. A cidade de Parnaíba começa a conhecer um filho seu que voltou para sua cidade. Lá fora ele escreveu muitas peças que nunca deixaram de falar de Parnaíba. As suas grandes peças não são de Parnaíba, mas ele coloca uma pitada parnaibana como uma planta que remete à cidade dele. Então Benjamim é um presente para a cultura de Parnaíba. Mas agora precisamos usar esse presente”.


Diderot relatou ainda os principais trabalhos do escritor. “Uma pessoa que morou quase 30 anos no Rio, trabalhou com as principais atrizes e atores do Brasil. Dirigiu artistas como Ney Matogrosso, Chico Buarque, Quarteto em Cy, Nara Leão, Kleiton e Kledir, Ângela Maria e outros grandes artistas”. 


Diderot finalizou relatando que a cidade de Parnaíba não conhece 10% do trabalho de Benjamim Santos, o que é um grande pecado. 


Peças que estão no livro

Senhor Rei, Senhora Rainha

Os Três Mosqueteiros

Viagem Sideral

O Castelo das Sete Torres

A Loja das Maravilhas Naturais

A Donzela vai à Guerra

A Princesa do Mar-sem-fim

O Pavão Misterioso

O Princês do Piauí

O Rei Desejado (inédita)

Seô Joãozim de Olinda (inédita)


Fonte: Blog do B. Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES