09/04/2019

Zé Filho recebe governador e empresários na FIEPI para discutir Porto Seco


Empresários de vários segmentos produtivos do Estado estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (9/04), na Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), com o governador Wellington Dias. Na pauta, a viabilização de soluções para o funcionamento do Porto Seco de Teresina.


A reunião foi uma iniciativa da FIEPI que, por intermédio de seu presidente Zé Filho, e do diretor de Assuntos Econômicos, Freitas Neto, fizeram a interlocução entre governo e um grupo de empresários interessados em viabilizar a obra.


Na abertura da reunião Zé Filho elogiou a iniciativa dos empresários e disponibilidade do governador e da sua equipe de governo em somar esforços para buscar alternativas para o Porto Seco de Teresina.  
Freitas Neto fez um breve relato sobre tratativas anteriores e as discussões e os caminhos já percorridos até o momento sobre o andamento do projeto.

“Na reunião foram apresentadas propostas claras e objetivas. A implantação do Porto Seco irá fomentar de forma grandiosa as nossas operações de importação e exportação, contribuindo para a diversificação da nossa pauta. A força dos empresários unidos nesse propósito é de fundamental importância”, ressaltou Freitas Neto.

Um dos temas principais discutidos no encontro, entre outros, foi à localização da sede da alfândega. Dentre elas, foi sugerida pelo empresário João Alves do Grupo Ferronorte, que defendeu a utilização de um galpão existente no pátio à Refesa. Outras alternativas também foram discutidas.



O empresário justificou que a ferrovia já proporciona o caminho para os portos mais próximos. “É uma região com grande potencial, com perspectivas de crescimento e muitas demandas”, frisou. 

“Hoje demos um importante passo para o Comércio Exterior do Piauí. Conseguimos colocar à mesa para elaboração de uma solução concreta para implantação de um Porto Seco, governo do Estado, Receita Federal e iniciativa privada”, afirmou o presidente da FIEPI, Zé Filho. 

O Auditor Fiscal Carlos Eduardo Leite, chefe de Aduana da Receita Federal participou do encontro e explicou aos presentes, sobre leis e parâmetros adotados pelo órgão diante dos processos de exportação e importação.

Ao final da reunião, o governador Wellington Dias, parabenizou o presidente da FIEPI, Zé Filho, pela grandeza daquela iniciativa. “Colocamos-nos à disposição da FIEPI e dos empresários. Foi um encontro produtivo e, desde já apoiamos a proposta. Estou colocando às pastas relacionadas junto a este importante empreendimento à disposição da FIEPI e empresários para juntos tornar viável a viabilização do Porto Seco, que trará mais desenvolvimento ao nosso Estado”, disse Wellington Dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES