05/04/2019

Sejus afasta agente que tirou detento de prisão para capinar sítio


Foto: Arquivo Cidade Verde

O secretário estadual de Justiça, Daniel Oliveira, determinou, no início da tarde desta quinta-feira (4), o afastamento cautelar do agente penitenciário Lustosa. Um detento da Unidade de Apoio Prisional Valter Alencar (UAP), localizada em Altos, morreu após o servidor levá-lo, de forma indevida, para capinar seu sítio. 

O Cidadeverde.com apurou que o preso morreu dentro do carro do agente enquanto eles voltavam do sítio para UAP. O capitão Dênio Marinho, diretor da Diretoria da Unidade de Administração Penitenciária da Sejus, afirma que o servidor foi afastado e um Processo Administrativo Disciplina (PAD) foi instaurado para apurar o fato. 

“Foi uma irregularidade administrativa grave e ele pode,sim, ser expulso do cargo se tudo for comprovado. Pela gravidade o secretário mandou instaurar um PAD”, assegurou o diretor. A morte do detento aconteceu na tarde de ontem e surpreendeu as autoridades da Sejus. 

“Este é um fato inusitado, que foi difícil para gente acreditar que uma pessoa fosse fazer esse tipo de situação. É inusitado, nunca tinha visto isso”, lamentou o diretor capitão Marinho. 

O agente Lustosa trabalha há quase 30 anos no sistema prisional. De acordo com a direção da DUAP, não é possível afirmar se o servidor mantinha o hábito de tirar detentos da unidade prisional para a realização de trabalhos externos.

O Processo Administrativo Disciplinar também vai apurar se houve facilitação por parte de outros agentes para que o servidor Lustosa levasse o preso para capinar o sítio. 

A PAD tem 30 dias para ser concluído, podendo este prazo ser prorrogado. 

O corpo de preso, um idoso de identidade não revelada, foi encaminhado ao IML para realização de perícia, que deve determinar a causa da morte. Há informações que o preso sofria de problemas cardíacos. 

Izabella Pimentel
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES