02/04/2019

Bacia do Parnaíba acende sinal amarelo com chuvas

Região mais crítica é em Luzilândia, banhada pelo Rio Longá


Rio Poti. | Raíssa Morais

O volume da Bacia do Parnaíba, que abrange a maior parte dos municípios do Piauí, está em estado de alerta por conta das altas precipitações. A região com maior volume de águas é na região do município de Luzilândia, banhado pelas águas do Rio Longá, no Norte do Estado.

Indicador de volume. Crédito: Raíssa Morais.

As informações são do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). “As chuvas vão continuar. O Piauí está dentro da normalidade. Abril vamos ter a continuidade das chuvas, principalmente no Centro-Norte do Estado. Abril é o segundo mês que mais chove. Em Teresina vai chover mais de 200 mm, dentro da média da cidade”, explica Werton Costa, professor de climatologia da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

A maior preocupação é quanto às cabeceiras dos rios. As chuvas concentradas no Norte do Piauí devem abastecer as ribanceiras, que vão alimentar os mananciais ao longo de toda a extensão da região. Municípios próximos aos rios, e que possuem comunidades ribeirinhas, devem ficar em alerta em caso de temporais.

Rio Poti. Crédito: Raíssa Morais.

“O ideal é ficar atento às cabeceiras do Rio Poti e Longá. Está chovendo nas cabeceiras desses rios. Teresina é impactada pelo Rio Poti, porque é a cidade mais baixa do vale do Poti. No Vale do Longá tem Luzilândia, Batalha, Porto, Esperantina, Barras e municípios circunvizinhos, que apresentaram volumes elevados d’água em março e devem manter esse perfil de normalidade em abril”, acrescenta Werton Costa.


Rio Parnaíba. Crédito: Raíssa Morais.

No entanto, as chuvas de abril não serão tão intensas como as chuvas de março. “Vai chover bem, mas não tanto quanto março. Exceto a primeira quinzena do mês que é bem concentrada de chuvas, mas depois vai ficando mais esparso. O mês de março foi atípico, acima da média para o Norte. Em abril deve ficar dentro da normalidade. Em Teresina vai chover ao longo da semana”, finaliza o professor de climatologia.

Fonte: Portal Meio Norte 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES