06/02/2019

FAB realiza testes para homologação do PAPI do Aeroporto de Parnaíba PI

Imagem ilustrativa do PAPI 

Esta acontecendo na manhã desta terça feira (02/02) no Aeroporto Prefeito Dr. João Silva Filho em Parnaíba PI, os testes do PAPI (Precision Approach Path Indicator), em português (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão).

A Força Aéreas Brasileira (FAB) É encarregada pela instalação, testes e homologação do PAPI, os testes podem se estender até a noite se preciso e necessário for.

Para que serve o PAPI?
É um sistema de ajudas visuais à navegação aérea, constituído por aparelhos de iluminação com focos calibrados, instalados geralmente ao lado esquerdo da pista, podendo entretanto por motivos físicos ser instalado do lado direito, também é muito comum estar dos dois lados, que têm por objectivo informar os pilotos sobre a altitude correta, ou precisa, em que se encontra o avião, quando este faz a aproximação à pista, para aterrar Eles ajudam o piloto a fazer a sua aproximação para pouso dentro de uma rampa ideal de planeio. Por meio de um sistema de luzes, ora amarelas, ora vermelhas, a gente tem condição de saber se está acima ou abaixo dessa rampa ideal de planeio.
O PAPI é composto por quatro “canhões” de luzes. o PAPI é dito de precisão. Ele tem um “meio-termo”, que é o meio alto ou meio baixo, ou ligeiramente alto ou ligeiramente baixo.

O funcionamento do PAPI


4 brancas: avião está bastante acima do percurso de aproximação (ângulo de descida alto)


1 vermelha, 3 brancas: o avião está acima do percurso de aproximação (ângulo de descida alto)


2 vermelhas, 2 brancas: o avião está no percurso de aproximação correto (ângulo de descida ideal)


3 vermelhas, 1 branca: o avião está abaixo do percurso de aproximação (ângulo de descida baixo)


4 vermelhas: o avião está bastante abaixo do percurso de aproximação (ângulo de descida baixo)

Com os testes realizados e consequentemente aprovados pela a FAB, entra o último processo para o funcionamento total do PAPI em Parnaíba que é a HOMOLOGAÇÃO do PAPI no DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO.

Assim que for homologado, o Aeroporto de Parnaíba se inclui nos sítios aeroportuários considerados seguros para a navegação aérea em qual diversidade de tempo.

Avião da FAB testando o PAPI do Aeroporto de Parnaíba 

Da Redação do Portal PHB Airline News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES