30/01/2019

PRÉDIO DA UNIDADE ESCOLAR CHAGAS RODRIGUES FOI SAQUEADO E DEPREDADO


A Unidade Escolar Senador Chagas Rodrigues, situada no bairro Rodoviária, em Parnaíba, já foi um dos colégios mais importantes da rede estadual na segunda maior cidade do Piauí. Desativado desde o ano de 2017, o que se pode ver atualmente no local é um cenário de degradação. O prédio foi abandonado e tem sido alvo da ação de vândalos, que já saquearam equipamentos e depredaram a estrutura física. 

Segundo dados do Censo Escolar, a escola chegou a ter 822 alunos matriculados no ano de 2017, se somados os números do ensino médio e da educação de jovens e adultos. O levantamento também mostra que haviam 69 funcionários e 10 salas de aula ativas. De fato, é possível perceber que a área construída no prédio é ampla e com diversas salas disponíveis, muitas das quais encontram-se danificadas.


Um dos espaços acabou parcialmente destelhado e teve seu interior saqueado. Por todos os cantos há muita sujeira e acúmulo de livros didáticos deteriorados pela umidade e pela ação do tempo. O que sobrou de um aparelho de ar condicionado pode ser visto no chão. O mato cresceu e agora toma boa parte do terreno. O portão da entrada também não existe mais, teria sido furtado em uma noite.


Devido a ação de marginais, os moradores da comunidade vivem amedrontados. Segundo dona Elisângela Fontenele, o abandono do colégio Chagas Rodrigues lhe trouxe consequências diretas. Ela conta que a suspensão das atividades, a princípio, deveria ter um caráter temporário. “Meu filho estudava aqui e agora tem que se deslocar para longe. Vivemos com medo de sermos assaltados”, disse a senhora.


Há cerca de dois anos, as atividades do colégio foram transferidas para um prédio onde funcionava outro colégio do Estado, localizado no Conjunto Igaraçu, conhecida Cohab. Por enquanto, ainda não há uma perspectiva da recuperação da unidade escolar, que continua se acabando dia após dia. A reportagem entrou em contato com a Gerência Regional da Secretaria de Estado da Educação, mas não obteve resposta.

Fonte: Portal Costa Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES