06/12/2018

Sagui morre vítima de raiva na UFPI e zoonoses faz monitoramento de grupo de risco

Reunião nesta quinta-feira (6) irá tratar sobre medidas de prevenção

Sagui foi achado morto e exame confirmou raiva. — Foto: Ananda Porto/Terra da Gente

Um sagui apareceu morto no Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O diretor do centro encaminhou o animal para a Gerência de Zoonoses que constatou que o sagui estava com raiva.

A gerente da Zoonoses, Oriana Bezerra, explica como aconteceu o procedimento. “Semana passada nós fomos procurados pelo diretor do CCA informando que tinha um sagui tinha sido encontrado dentro do CCA morto e aí ele perguntou quais as medidas ele deveria tomar. Eu disse para ele mandar para a Gerência de Zoonoses que nós iriamos realizar inicialmente o exame para o diagnóstico da raiva e encaminharemos também para o Instituto Evandro Chagas para febre amarela”, explicou.

As autoridades tratam esse caso como prevenção e pedem para a população não entrar em pânico pois notícias falsas estavam circulando nas redes sociais. O exame realizado pela Gerência de Zoonoses deu positivo para a raiva e o material será enviado para o Instituto Pasteur, localizado em São Paulo, para saber qual a variante da raiva.

Uma reunião nesta quinta-feira (6) no CCA irá discutir o levantamento de pessoas que frequentam esse centro e quais já tomaram vacina contra a raiva. Além disso, será feita uma campanha de imunização junto com o Hospital Nathan Portela.

"As autoridades sanitárias estão tomando as providencias. É preciso agora que a gente verifique junto à comunidade do CCA se as pessoas estão vacinadas pois fazem parte de um grupo de risco”, explicou Oriana.

Fonte: G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES