28/11/2018

Piauí: dupla que matou e enterrou adolescente é condenada a 18 anos de prisão

Menor assassinado 

Em juri popular, os irmãos José Ezequiel e Luís Felipe foram condenados a uma pena de 18 anos e 10 meses de prisão, cada um, por matar e esconder o corpo de Henrique da Costa Lima. A pena foi por homicídio, ocultação de cadáver e corrupção de menor.

Além dos irmãos Luís Felipe da Conceição Costa e José Ezequiel da Conceição Costa, ainda havia um terceiro envolvido, mas como é menor, terá julgamento especial.

Para a juíza, Lidiane Suély Marques Batista, da Vara Única da Comarca de Batalha, “existem subsídios suficientes de materialidade e indícios de autoria a justificar a pronúncia dos dois réus, pela prática dos crimes de homicídio qualificado por motivo fútil e emprego de meio cruel”.

Local onde o corpo foi enterrado 

Entenda o caso
Conforme a denúncia do Ministério Público do Piauí, no dia 30 de janeiro deste ano, na localidade Marajá dos Almeida, Zona Rural de Batalha, os acusado, juntamente com o irmão menor, utilizando-se de uma espingarda e uma faca, atiraram contra a vítima Henrique da Costa Lima, 16 anos, acertando-lhe o peito e, em seguida, cortaram-lhe a garganta, provocando-lhe hemorragia e, consequentemente, o óbito.

Por ocasião dos fatos, os denunciados, junto com o irmão menor e a vítima de homicídio, faziam 'arrastões' na região denominada Vitória de Baixo, praticando ilícitos e atos infracionais em detrimento do patrimônio particular.

Ocorre que na divisão do produto dos furtos iniciou-se uma desavença entre os envolvidos, isso no dia anterior à morte da vítima, na casa em que os mesmos ocultavam o produto dos furtos, cuja discussão se deu porque não concordaram quanto ao valor atribuído a um botijão de gás, se R$ 100 ou R$ 70.

Assevera o MPE que no dia seguinte, a vítima Henrque, teria retornado ao esconderijo, e lá se encontrou com o menor e iniciaram nova discussão, momento em que o menor se armou de uma espingarda e desferiu contra o peito da vítima um tiro. A vítima, ainda viva, debatia-se e gritava, mas já com a presença dos denunciados, estes armaram-se com uma faca e cortaram o pescoço da vítima, sem deslocar a cabeça do corpo, vindo a mesma a esvair-se em sangue, e a morrer.

Segundo o MPE relata, os denunciados e o menor cortaram os punhos de uma rede e amarram as mãos da vítima, e munidos de um cavador, arrastaram o corpo pelo matagal à procura de um local ermo, oportunidade em que o calção que a vítima vestia ficou pelo caminho, e ainda nas proximidade das casa dos mesmos, cavaram um buraco de pouca profundidade, e ali jogaram a vítima com o rosto para baixo, providenciando a cobertura da cova.

Segundo o MPE, em sucessivo, os denunciados e o menor cortaram os punhos de uma rede e amarram as mãos da vítima, e munidos de um cavador, arrastaram o corpo pelo matagal à procura de um local ermo, oportunidade em que o calção que a vítima vestia ficou pelo caminho, e ainda nas proximidade das casa dos mesmos,
cavaram um buraco de pouca profundidade, e ali jogaram a vítima com o rosto para baixo, providenciando a cobertura da cova.

Ao final, alega que o fato veio à tona devido ao liame entre o último furto praticado pelo menor, e a vítima Henrique, no dia 28 de janeiro de 2018, e o desaparecimento da vítima no dia 30, culminando com a localização do cadáver em 7 de fevereiro.

Fonte: Longah

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES