31/10/2018

Dia de Finados aquece vendas de coroas e flores, em Parnaíba


As cores e formatos são diversos. As coroas de flores e outros arranjos compõem o mercado sazonal referente ao dia de finados, que é dois de novembro. Os confeccionadores passam entre sete a seis meses organizando os arranjos, que neste período tem bastante saída quando da aproximação Dia dos Fiéis Defuntos. Segundo a vendedora e artesã Elza Amaral quanto mais perto do Dia de Finados mais as vendas se intensificam.

O Dia de Finados ou Dia dos Mortos é celebrado desde o século II pela Igreja Católica, momento em há visitações e orações dentro dos cemitérios no dia dois de novembro. A senhora aposentada Maria da Conceição, moradora do Bairro São José, costuma comprar arranjos para o máximo de parentes finados. Todos os anos ela vai a Praça da Mulher do Pote, no centro de Parnaíba, onde o lugar fica florido de arranjos artificiais.


Os modelos de arranjos estão se tornando diferenciados e os preços variam também. Os valores mais altos giram em torno de R$ 40,00. No entanto há beleza e preço para todos os gostos e bolsos. Francisca Santos adquiriu um coroa de R$ 20 e disse que os preços estão altos, assim como o restante das mercadorias.


Nos dias que antecedem 02 de Novembro, a movimentação é maior no sentido de arrumar os cemitérios. No cemitério São Sebastião, por exemplo, o serviço de limpeza contemplou a retirada de uma árvore oiticica que dispunha de grande sombra; pois o troco foi queimado por conta de um despacho, que danificou o tronco. Enquanto isso, os reparos e limpeza prosseguem sendo realizado por funcionários públicos como parentes.

Fonte: Portal Costa Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Nossa matérias em seu E_mail

Digite seu endereço de e-mail:

Entregue por PHBemNota

Racing