12/08/2018

Piauí terá 76 projetos em leilão de energia no dia 31

Em todo o país, foram cadastrados 1.090 projetos


Imagem ilustrativa/web

Foi aprovado o edital do leilão de geração 'A6, direcionado para a contratação de energia elétrica proveniente de novos empreendimentos de geração. O documento recebeu a anuência da diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O leilão será realizado no dia 31 deste mês e contará com 76 projetos do Piauí, todos relacionados à eólicas.


O início de suprimento de energia elétrica proposto com o leilão é 1º de janeiro de 2024, nisso, a previsão é que sejam ofertados 2.443 megawatts (MW) de potência no Piauí. Para o leilão foram definidos três produtos: dois na modalidade por quantidade de energia elétrica para empreendimentos de geração oriundos de fonte hidrelétrica com prazo de suprimento de 30 anos, e de fonte eólica com prazo de suprimento de 20 anos. Na modalidade por disponibilidade para empreendimentos de geração de fonte termelétrica à biomassa, carvão e gás natural, o prazo de suprimento é de 25 anos.

De acordo com a Aneel e a EPE, o custo marginal de referência do leilão será de R$308/MWh. Os preços variam entre os empreendimentos com e sem outorga, ou com outorga sem contrato.

Em todo o país, foram cadastrados 1.090 projetos, totalizando 59.116 MW de potência instalada. Desse montante, 928 projetos referem-se a empreendimentos eólicos, 66 de PCHs, sete de UHE’s, 23 de CGHs, 25 de termelétricas a biomassa, dois de termelétricas a carvão e o restante (39) de termelétricas a gás natural.

Fonte: Portal Meio Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES