30/08/2018

Operação 'Natureza': empresários e servidores da Semar são presos por corrupção


Foto: Cidadeverde.com

A Secretaria de Segurança Pública e a Polícia Civil do Estado do Piauí, através do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO), deflagraram nesta quinta-feira (30/08) a Operação Natureza que teve por objetivo prender agentes públicos e empresários que cometeram crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, associação criminosa, advocacia administrativa, além de crimes ambientais.


Foram expedidos pela Dra. Júnia Maria Feitosa Bezerra Fialho, titular da 4ª Vara Criminal de Teresina, 10 mandados de busca e apreensão e sete mandados de Prisão Temporária que foram cumpridos em Teresina, Regeneração, Guadalupe e Brasília (DF).

PRESOS
As sete pessoas com mandado já foram presas, entre elas empresários do setor de projetos e indústria, além de servidores da Semar. O superintendente da Semar, Carlos Moura Fé, também preso e conduzido para a sede do Greco.

OS INVESTIGADOS 
As investigações foram iniciadas em 2015, por meio de uma denúncia anônima feita à Polícia Federal e, posteriormente encaminhada ao GRECO, visando a apuração de ilícitos praticados por servidores da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (SEMAR-PI), tais como desvio de verbas públicas, o uso irregular de bens públicos, emissão de licenças ambientais de forma irregular, dentre outros.

PREJUÍZOS
As ações dos investigados ocorrem desde 2012 e o valor estimado de prejuízo à Administração Pública é de R$ 3.129.236,04.

APOIO NA OPERAÇÃO
A operação contou como o apoio operacional da Diretoria de Inteligência da SSP e Polícia Civil (DINT), Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), Divisão de Operações Especiais (DOE), Delegacia de Repressão a Crimes de Internet (DRCI), Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), 4º Distrito Policial, Polícia Civil do Distrito Federal, 25º Batalhão do Exército Brasileiro e Tribunal de Contas do Estado.

NOTA DA SEMAR
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) informa que está colaborando plenamente com a investigação em curso da Polícia Civil do Estado do Piauí, através do Grupo de Repressão ao Crime Organizado – Greco, que investiga crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, associação criminosa, advocacia administrativa, além de crimes ambientais.

As ações dos investigados são desde 2012 e a Semar se coloca à total disposição para esclarecer quaisquer questionamentos, sempre visando à transparência e o correto funcionamento da administração púbica.

Fonte: Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES