30/08/2018

UESPI discute implantação de sistema online integrado para facilitar comunicação



O reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Nouga Cardoso, e o vice, Evandro Alberto, se reuniram na manhã desta quinta (30) com pró-reitores e representantes da comissão do Comitê de Governança Formação e Comunicação da UESPI (CGTIC) para discutir a implantação do Sistema Integrado de Gestão- SIG, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O sistema de informática que soluciona atividades de gestão, já é utilizado em 30 Instituições de Ensino Superior no país.


O SIG gerencia soluções em tecnologia informacional entre as atividades das instituições. A plataforma gera mais transparência ao conectar, em um único local, todos os serviços de uma instituição, tornando o processo de gestão mais eficiente.

“O CGTIC definiu que a UESPI trabalhe a implantação de todo um sistema de incorpore as plataformas de acesso a alunos e professores, recursos humanos e ao aporte de contratos e licitação de processos on-line para nossa universidade”, detalhou o vice-reitor da UESPI, Prof. Evandro Alberto.

De acordo com o Diretor de Tecnologia da UESPI, Mauricio Rocha, a ideia inicial foi conhecer o sistema onde será possível formalizar uma parceria em breve. “O SIG já é consolidado no mercado. Se conseguirmos implantar o sistema a resposta para comunidade acadêmica será muito melhor”, explica.

O propósito do sistema é adequar a necessidade curricular da UESPI, que além de se comunicar com todos os setores das pró-reitorias, poderá diminuir custos. Com a modernização, o sistema elimina a necessidade do uso de papel para solicitar demandas do dia a dia.

O Diretor do Campus da UESPI de Parnaíba, Prof. Eyder Franco, explica que o sistema de tecnologia unificará a UESPI. “Os nossos servidores e todo o público perdem tempo com questões operacionais, com o sistema desse porte, nós poderemos colocar todo trabalho na plataforma, com isso facilitará o planejamento e a gestão”.

Evandro reforça que a UESPI vem garantindo melhorias em sua modernização através de parcerias. “Estamos trabalhando para garantir essa modernização em todos os campi, melhorando, inclusive, a própria conectividade buscando parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP)”, disse. Ele cita que a gestão vem se empenhando em garantir recursos, dentre outras funcionalidade, que implementem modificações tecnológicas.

Até o momento, trinta Instituições de Ensino Superior, entre elas as IES estaduais como a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Universidade Estadual do Mato Grosso (UEMG), Universidade Estadual do Pará, já utilizam o SIG. No Piauí a Universidade Federal do Piauí, também opera com o sistema.

Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES