07/08/2018

FID inaugura laboratório para digitalização e organização de documentos


A Faculdade Internacional do Delta (FID) inaugurou no último mês de abril o Laboratório de Digitalização e Núcleo de Organização de Documentos – Ladino. O espaço tem como finalidade promover a preservação e a disponibilização de pesquisas em fontes documentais. Na prática, materiais impressos de cunho histórico são digitalizados para posterior disponibilização na internet.


Tudo começou com a necessidade da própria instituição de arquivar toda a documentação que era produzida diariamente em papel. A partir daí, a coordenação do curso de História viu que o laboratório poderia ter outra finalidade. O interesse é preservar registros que poderão ser utilizados nas atividades de investigação histórica, segundo o que explica o coordenador do curso, professor Naudiney Gonçalves.


Como exemplos do que o Ladino tem ajudado a preservar, podemos ver o Jornal Piaguí, que já possui 10 anos em circulação na cidade de Parnaíba. Além disso, o acervo do Hospital Colônia do Carpina, um dos mais antigos da região, também está sendo recuperado no laboratório, ajudando a manter uma memória de mais de 80 anos. Todo o material é disponibilizado na internet através do site da FID.



Fonte: Portal Costa Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Nossa matérias em seu E_mail

Digite seu endereço de e-mail:

Entregue por PHBemNota

Racing