03/05/2018

Mais de 2 mil perderam prazo para retirar CNH com suspensão em sistema do Detran

Alunos estavam na reta final para retirada da CNH quando o Renach foi suspenso para atualização. O Detran informou que o sistema deve voltar a funcionar nesta sexta-feira (4).

Donos de autoescolas fizeram protesto no Detran em Teresina. (Foto: Lorena Linhares/G1)

Mais de 2 mil pessoas perderam o prazo para a retirada da CNH no último mês, segundo os donos de autoescolas do Piauí. Daniel Tavares, do Sindicato dos Donos de Autoescolas do Estado, disse que a atualização do sistema do Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) está causando prejuízos. O Detran informou que o sistema deve voltar a funcionar nesta sexta-feira (4).


“São vários problemas que estamos enfrentando. Se formos contar apenas os dias úteis, são 14 dias sem renovar CNH, sem poder tirar a primeira habilitação, sem fazer curso de atualização, nem mudança de categoria ou mudança de permissão pra CNH definitiva”, declarou Daniel.

Ele estima prejuízos que chegam a mais de R$ 1 milhão, tanto para as autoescolas quanto para o estado, que está deixando de arrecadar com novas matrículas e taxas de provas.

“São 500 por dia, apenas de categorias A e B. Ao todo temos 120 escolas em todo o estado e apenas na minha há 40 processos parados sem eu poder iniciar matrícula por causa desse sistema”, declarou.

O presidente do Sindicato de Instrutores e Funcionários de Autoescolas, Everaldo Ferreira, diz que mesmo com o sistema sem funcionar, está sendo gerado o boleto para pagamento de taxas. “Mas quando a pessoa vai usar o serviço, não dá certo”, explicou.

Outro problema gerado para as autoescolas é a necessidade de férias coletivas. “Não temos como manter tantos funcionários sem a demanda normal de alunos. Temos tido uma queda considerável e essa foi a opção para evitar demissões nesse período”, informou.

Novo prazo
Procurado nesta quinta-feira (3), o Detran informou apenas que a nova previsão de retorno do sistema é para esta sexta-feira (4). No dia da suspensão do Renach, 13 de abril, o Departamento divulgou nota informando que o retorno aconteceria cinco dias depois. Posteriormente foi adiado para dia 23 e então dia 26.

“Neste período, os Centros de Formações de Condutores (CFCs) poderão ministrar aulas de processos já existentes e as clínicas médicas e psicológicas e a banca examinadora do Departamento poderá aplicar os exames já agendados. Não sendo possível darem entrada em novos processos, geração de certificados e novos agendamentos até o retorno do sistema Renach”, informou o Detran.

Fonte: G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES