13/04/2018

Parnaíba em alerta, Rio Igaraçu ameaça transbordar

Moradores de áreas com risco de inundação já se preparam para um possível transbordamento do Rio Igaraçu e Parnaíba.

Porto do Conrado no Bairro Igaraçu, em Parnaíba (Foto: Fernando Souza)

A última grande cheia do Rio Parnaíba ocorreu em 2009 quando tivemos um inverno rigoroso que deixou centenas de pessoas desabrigadas nas cidades ribeirinhas, inclusive na capital Teresina. Este também foi o ano da tragédia do rompimento da Barragem Algodões que matou pelo menos nove pessoas.


Neste inverno de 2018, a todo o momento somos bombardeados por notícias da possibilidade do transbordamento do Rio Parnaíba. Os açudes da região do médio e baixo Parnaíba estão cheios e sangrando e até ameaçando romper como foi o caso da Barragem do Bezerro que já desabrigou cerca de 300 pessoas. Os rios Poty, Longá e Marataoan, afluentes do Parnaíba do lado do Piauí já estão quase em seu nível máximo. Do lado do Maranhão os rios Medonho, Balsas e Buriti também já ameaçam transbordar.

Porto do Conrado no Bairro Igaraçu, em Parnaíba (Foto: Fernando Souza)

Para completar o quadro de calamidade, por motivo de excesso de chuvas na barragem de Boa Esperança, localizada na divisa com o estado do Maranhão a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF) poderá abrir as comportas a qualquer momento, vez que a barragem já está quase na sua capacidade total.

Alguns pontos de Parnaíba mais sujeitos a inundação, as águas do Rio Parnaíba e Igaraçu já começam a invadir, é o caso do Porto do Conrado no Bairro Igaraçu onde as águas já causa estragos. 

Por José Wilson | Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES