10/04/2018

Estudante de Agronomia da UESPI é selecionada para integrar equipe do projeto Sertão Agroecológico

Estudante de Agronomia da UESPI, Raysa Lemos

A recém-graduada em Engenharia Agronômica da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), do Campus Prof. Alexandre Alves de Oliveira, em Parnaíba, Raysa Lemos, foi recentemente selecionada, como bolsista profissional, para compor a equipe do projeto Sertão Agroecológico, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em Petrolina (PE).

O projeto Sertão Agroecológico é desenvolvido, desde 2015, no sertão nordestino. Tem como objetivo propiciar um espaço de formação acadêmica e humana, inerente às disciplinas das ciências agrárias, ambientais, econômicas e sociais pertinentes à agroecologia, proporcionando a famílias agricultoras, consolidar e ampliar processos de promoção da agroecologia para o desenvolvimento local/territorial e de seus processos organizativos. O programa tem como principal apoiador o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

A aluna é bolsista do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão (Nea/Cajuí) da UESPI. Foi aprovada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Entre os dez selecionados em toda a região Nordeste, ela se destacou entre os três primeiros selecionados.

Para a jovem engenheira agrônoma, a oportunidade é maravilhosa, uma vez que segundo Raysa, o NEA/Cajuí da UESPI é responsável por grande parte da conquista. “Essas atividades me proporcionaram muitos momentos de extensão, de pesquisa, de conhecimentos, pelo núcleo desde o início do grupo de estudos”, disse. Em seguida resumiu, “eu ingressei muito jovem no curso de Agronomia e na extensão, pude me encontrar na agricultura orgânica, agroecológica, e nos movimentos sociais. Essas vivências contribuíram para que meu currículo fosse melhor avaliado”, finaliza.

NEA/CAJUÍ
O Nea/Cajuí leva atividades de extensão de cunho agroecológico em comunidades rurais de pequenos agricultores. Os trabalhos de extensão do Nea/Cajuí tiveram início no ano de 2010 através da iniciativa de discentes do curso de Agronomia da UESPI, bem como dos professores da instituição e pesquisadores da Embrapa Meio Norte, visando atender comunidades assentadas na região Norte do Piauí.

Assessoria de Comunicação - UESPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES