08/04/2018

45 famílias são retiradas de perto de barragem sob risco de rompimento no PI

Três pontos de rompimento foram detectados por equipes do governo do estado e da prefeitura de José de Freitas. Estradas estaduais também correm risco.

45 famílias em sete comunidades foram retiradas por causa do possível rompimento (Foto: Aniele Brandão/TV Clube)

A prefeitutra de José de Freitas, Norte do Piauí, informou no começo da noite deste domingo (8) que três pontos de ruptura foram encontrados na barragem do Bezerro e que 45 famílias foram retiradas de comunidades rurais próximas do reservatório. Desde a manhã de domingo obras emergenciais são realizadas na região para tentar diminuir o nível do reservatório e evitar o rompimento.


De acordo com a prefeitura ao longo da tarde foram detectados três pontos da barragem do Bezerro que tem risco de rompimento. A partir da detecção dos locais de ruptura famílias foram retiradas de comunidades próximas da barragem do Bezerro e levadas para duas escolas na sede do município. A prefeitura afirmou ainda que os Bombeiros monitoram ininterruptamente a situação da barragem do Bezerro.

Retirada de famílias entrou pela noite em José de Freitas (Foto: Aniele Brandão/TV Clube)

A prefeitura confirmou que 45 famílias foram retiradas das comunidades próximas e não descartou a necessidade de novas remoções. Ao todo foram retiradas famílias de sete comunidades rurais que ficam no entorno da barragem. A prefeitura de José de Freitas fez ainda um alerta para motoristas que passem pelas rodovias estaduais PI 115 e PI 336. No momento a PI 115 está com tráfego interrompido pelo risco de rompimento.

Obras emergenciais tentam diminuir vazão da barragem (Foto: Governo do Piauí)

Barragem pode acumular 10 milhões de metros cúbicos

Sobre a situação da barragem do Bezerro, o diretor da Defesa Civil, Vitorino Tavares explicou no começo da tarde que há uma pressão do elevado volume de água contra a barragem. “Os técnicos chegaram, fizeram uma avaliação e estão adotando procedimentos para diminuir a pressão da água no ponto que estava crítico. Foram abertas as comportas e vazado mais o sangradouro para que aumente a vazão e diminua a pressão da água”, explicou.

Segundo Vitorino Tavares, a barragem do Bezerro pode acumular até 10 milhões de metros cúbicos de água. “Hoje a perspectiva é de baixar em um metro o volume de água da profundidade da barragem”, disse acrescentando ainda que a partir da diminuição do nível da água é possível não haver danos.

Fonte: G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES