27/11/2017

Piauí pode enfrentar ter chuvas abaixo do normal em 2018

Estimativas apontam que ano que vem pode ser de poucas chuvas. 134 cidades do Piauí estão em situação de emergência por causa da estiagem. 

Previsão de que o volume de chuvas volte ao normal é de apenas 35% para 2018 

Oficialmente a estação chuvosa ainda não começou no Piauí, mesmo com as chuvas registradas no último final de semana. No Sul do Piauí as chuvas caem com mais frequência com registros de queda de granizo em Picos, Bom Jesus e São João do Piauí. Em Teresina chuvas rápidas também são registradas e tempo nublado. 

De acordo com previsões a maior parte do Piauí tem 35% de chances de chuvas em níveis normais para a estação chuvosa em 2018 e 40% de chances de chuvas abaixo dos níveis normais. Na semana passada no povoado Samambaia, em Picos, os moradores se surpreenderam com uma chuva de granizo, também registrada em Bom Jesus. Em São Raimundo Nonato as fortes chuvas derrubaram o cruzeiro no ponto mais alto da cidade. 

Segundo o climatologista Carlos Sait o período chuvoso já começou de fato. “As chuvas no estado do Piauí se desenvolvem do Sul para o Norte. Floriano tem uma estação chuvosa anterior a Teresina e lá já começou. Mas, a tendência é que aumente ainda”, explicou acrescentando que em outras regiões os moradores vão ter de esperar ainda. 

Em 134 cidades a situação é de emergência por causa da seca. O número corresponde a 52% do estado. “Em termos de quantidade vai variar de um município para outro, mas o percentual que coloca a condição de abaixo ou acima do normal é de 35% de chances de chuvas ocorrerem dentro do normal” 

Na cidade de Pio IX, Sul do Piauí, o açude secou no início do ano e no campo cerca de 50% das plantações de caju morreram. “Vamos plantar de novo porque confiamos em Deus que vai haver uma melhora”, comentou o agricultor Vicente da Silva acreditando em uma melhora no volume de chuvas. 

A expectativa é que as chuvas só comecem no ano que vem. “Essa questão da estiagem é preocupante porque falta água até para o consumo das famílias”, disse a presidente da Fetag, Rosângela Santos.

Fonte: G1 PI/Por PITV 1ª Edição 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES