21/06/2014

Torre do Campus Parnaíba é utilizada em pesquisas de energia alternativa



Equipe responsável pela implantação da torre anemométrica
Instalada em 2012, a torre anemométrica do Campus Parnaíba do Instituto Federal do Piauí tem sido fonte de dados para pesquisas na área de energia alternativa. O equipamento permite a medição da intensidade dos ventos na região litorânea e propicia estudos para a instalação de parques eólicos.
Em abril, dois trabalhos científicos foram apresentados no V Congresso Brasileiro de Energia Solar, realizado em Recife (PE). Foram eles: “Caracterização de Potencial Eólico: Estudo de Caso para Maracanaú (CE), Petrolina (PE) e Parnaíba (PI)”, e “Avaliação de Potencial Solar da Região Nordeste do Brasil: Estudo de Caso para Parnaíba (PI) e Maracanaú (CE)”, ambos de autoria de Francisco Evandro de Melo (IFCE), sob a orientação de Paulo Cesar Marques de Carvalho (UFC).
No Campus Parnaíba, o aluno Francisco Naílson Farias de Vasconcelos, curso de Licenciatura em Física, apresentou, em fevereiro deste ano, uma monografia intitulada  “Comparação de potencial eólico em regiões litorâneas do nordeste brasileiro para aplicações em geração eólica”. Esse trabalho, sob a orientação do professor Alexandro Nascimento e coorientação do professor Henrique Camelo (IFCE), comparou dados estatísticos de velocidade de vento entre duas cidades do litoral cearense, Paracuru e Camocim, e da cidade de Parnaíba.
“Esse foi um estudo pioneiro na área de energia eólica realizado por uma instituição de ensino dentro do Piauí. É também um grande passo para incentivar outros estudantes e professores a iniciarem estudos voltados para geração de eletricidade a partir da energia eólica”, afirma Alexandro Nascimento, que é coordenador do curso de Física do Campus Parnaíba.
A torre anemométrica tem uma altura de 80 e foi instalada através de cooperação técnica científica entre o IFPI e a Universidade Federal do Ceará (UFC). Segundo Wilson Rosas, professor do curso de Eletrotécnica, as pesquisas colocam o Campus Parnaíba no mapa de estudos de energias alternativas do Brasil.


Edição do Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES