“A única cidade do Piauí, que ainda mantém [ininterruptamente] a tradição do desfile de escolas de samba na avenida. Parnaíba, num esforço de gente que ama o carnaval e da Prefeitura municipal, elegeu a escola Unidos da Ponte, sua campeã. Sem muito luxo, mas, com criatividade, eis aí o casal Mestre sala e Porta Bandeira.” (João Maria Correia)
O Grêmio
Recreativo Escola de Samba Unidos da Ponte é um associação
carnavalesca de Parnaíba, uma das mais novas do município, foi fundado em 3
de outubro de 2003. Seu símbolo é o siri sobre um pandeiro.
Suas cores são o amarelo e o preto.
![]() |
Bloco carnavalesco mais antigo de Parnaíba que se tem registro fotográfico. As Bolonezas desfilaram em 1931. O registro é do Almanaque da Parnaíba |
Os registros mais antigos sobre o carnaval parnaibano datam de 1931, portanto há 83 anos e foram editados pelo Almanaque da Parnaíba.
“No Almanaque da Parnaíba de 1932, 1934 e 1934, encontramos um registro iconográfico de blocos ou grupos que usavam fantasias iguais. Registrou-se o “Grupo das Bolonezas”, que haviam marcado presença no Carnaval de 1931, de um grupo de crianças “soldadinhos da saúde” que se fantasiaram para o baile infantil do Clube Cassino 24 de Janeiro e de participantes do “Bloco Boa Bela” no ano de 1934.
Não conseguimos identificar o autor por conta das péssimas condições de conservação do jornal. Encontramos um registro iconográfico do desfile do corso em Parnaíba.
Na parte inferior da foto a seguinte inscrição: “Parnaíba – Movimentado domingo de Carnaval” (Almanaque da Parnaíba, 1937, p. 61)" (Mary Angélica Costa Tourinho).
Edição do Jornal da Parnaíba | Por José Wilson