09/06/2018

Ministro Moreira Franco diz que vai buscar solução para conclusão 2ª etapa Tabuleiros


Embora muito rápida foi considerada das mais positivas a vinda do Ministro das Minas e Energias Moreira Franco a Parnaíba, quando teve a oportunidade de conhecer “in loco” toda a extensão do Ditalpi – Distrito de Irrigação Tabuleiros Litorâneos, para onde seguiu, minutos após sua descida no Aeroporto Internacional Dr. João Silva Filho, onde recebeu das mãos do prefeito Mão Santa e de sua esposa, Adalgisa Moraes Souza, o Diploma e a Medalha do Mérito Municipal.


Na ocasião várias autoridades se faziam presentes, dentre as quais o deputado federal Heráclito Fortes; o presidente da Codevasf, Avelino Neiva; os deputados estaduais Juliana Moraes Souza e Luciano Nunes; o presidente licenciado da Federação das Indústrias, Zé Filho, além de vereadores e secretários municipais.

O ministro Moreira Franco, após a visita aos Tabuleiros Litorâneos, reconheceu a importância da obra e disse que na próxima segunda-feira vai se reunir com o ministro da integração, Pádua Andrade, “e dizer que esse projeto precisa ser retomado. Vou colocá-lo para falar ao telefone com o representante da prefeitura a fim de que se inicie um processo para que esse problema seja resolvido”, disse o Ministro.


Ele informou ainda que o deputado federal Heráclito Fortes vai tomar uma providência “que para mim me parece fundamental – que é conversar junto ao Tribunal de Contas da União, para levantar os problemas que forçaram a paralisação da obra. Na realidade sinto que resolver os problemas do passado talvez seja mais difícil que tocar a obra para o futuro. Mas só poderá ser tocada se o Tribunal de Contas da União encontrar uma solução para os problemas do passado. Eu tenho certeza que, pela influência que o deputado Heráclito tem com os técnicos, pela amizade, ele haverá de abrir as portas para que haja uma compreensão técnica do problema e eles possam encontrar a solução que permita resolver o problema do passado e comecemos a construir o futuro”, pontuou Moreira Franco.


Para o deputado Heráclito, que integrava a comitiva, de todos os ministros que já vieram a Parnaíba a de Moreira Franco foi a mais importante. E disse que, pelo momento em que o país vive, um projeto da importância econômica dos Tabuleiros Litorâneos não pode ficar parado. “Parnaíba está de parabéns”, destacou.


O prefeito Mão Santa, por sua vez, disse entender a necessidade de se buscar riqueza. E a conclusão da 2ª etapa dos Tabuleiros Litorâneos representa riqueza. Ele lembrou que 1/3 do Projeto já está concluído e ele tem lutado junto ao presidente da república e vários ministros, para a conclusão do restante. “E hoje estamos com um ministro que tem grande importância junto ao presidente Temer. Ele é piauiense e seria uma forma dele retribuir, fazer algo por sua terra. Nós queremos transformar Parnaíba numa Petrolina, que é produtora de alimentos. Lá tem um aeroporto internacional, como esse nosso, que é para carga. E nós mostramos ao ministro a parte exitosa do projeto, que está concluída. O restante falta só 10% e ele se sensibilizou. E já que estamos na Copa, disse ao Ministro que estamos mostrando uma trave ao presidente e uma bola, sem goleiro, para ele fazer o gol. Falo dessa obra que vai dar riqueza para toda a região. E nós, como no passado, quando Simplício Dias alimentou a Europa com a indústria de charque, nós vamos alimentar o mundo com essa fruticultura”, finalizou Mão Santa.


Ascom - PMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES