25/05/2018

Artigo: Mais produtividade no trabalho e na vida


Imagem ilustrativa/web

No ambiente corporativo, muito se fala em produtividade. A empresa exige produtividade de seus funcionários, o líder requer de seus comandados; mas, ainda assim, muita gente não sabe que o termo se aplica em diversas áreas da vida. Engana-se quem pensa que ser produtivo é apenas fazer diversas tarefas, como numa corrida contra o tempo. A produtividade está relacionada com os resultados, mas também com os meios de trabalho. Não é só fazer, mas fazer bem feito, economizando tempo e recursos e maximizando a entrega final.


Paul J. Meyer dizia que “produtividade nunca é um acidente. É sempre o resultado de um comprometimento com a excelência, inteligência, planejamento e esforço focado”. É uma equação complexa que envolve vários fatores, desde técnicos, até subjetivos. Por isso, é importante estar motivado para aquele trabalho. Assim, você rende mais e se sente bem na atividade. O resultado só pode ser o melhor: um trabalho bem feito e altamente produtivo.

Para ser produtivo em qualquer atividade da vida, é preciso, antes de tudo, ter organização. Organizar o dia, o tempo, tudo o que é preciso fazer naquele período. Já experimentou programar seu dia na noite anterior? Definir suas tarefas, seus objetivos, o que você quer alcançar. Estabelecer prioridades e colocar as tarefas mais difíceis no topo da lista é um começo. Assim, conforme elas forem sendo concluídas, o dia vai ficando mais tranquilo com as tarefas mais leves. Além disso, cada pessoa tem um período do dia em que é mais produtiva. Cabe identificá-lo e programar as tarefas mais complexas para aquele horário, quando há mais disposição. Importante, nesse caso, é fazer uma coisa de cada vez, para não se perder. Gerenciar o tempo é essencial para obter melhores resultados.

Todos temos maus hábitos, que acabam influenciando na produtividade ao longo do dia. Um deles acontece logo na hora de acordar: o famoso botão de “soneca” do despertador. Este recurso é um vilão da produtividade porque o nosso cérebro “programa” o corpo para estar disposto e alerta na hora em que costumamos acordar. É o nosso relógio biológico. Ao pedir aqueles 10 minutos extras na cama, você está, na verdade, se boicotando, porque perde o timing natural do organismo. O ideal é respeitar o primeiro alarme e já levantar da cama, jogar uma água no rosto e encarar o dia. Será, certamente, uma manhã com bem mais disposição.

Muita gente costuma passar o dia olhando a caixa de e-mails e redes sociais no trabalho. Isto é um erro. Cada vez que você checa seu e-mail, ou suas redes sociais, está deixando de fazer as outras atividades e, com isso, sua produtividade cai. Segundo o psicólogo Travis Bradberry, o cérebro precisa de, pelo menos, 15 minutos de concentração para entrar no chamado estado de flow, quando toda sua energia está voltada para a execução de uma tarefa. Se o seu trabalho não depende de trocas de e-mails, procure estabelecer horários para a leitura das mensagens, ou se habitue a só fazê-lo depois que concluir uma tarefa. O mesmo vale para as redes sociais, tão utilizadas atualmente.

Ser produtivo no trabalho também depende da vida pessoal. Horários certos para acordar, dormir, fazer refeições, exercitar-se e, inclusive, para o lazer: tudo isso é imprescindível, afinal, uma mente cansada ou estressada certamente não será produtiva. Noites bem dormidas resultam em dias com mais disposição. Exercícios físicos são mais do que uma questão estética: fazer alguma atividade regular, por pelo menos 30 minutos ao dia, ativa o corpo e a mente. Se for logo pela manhã, é ainda melhor, pois ajuda a aumentar a produtividade. Para completar, nos períodos livres, é sempre bom investir em atividades de lazer e relaxamento para refrescar a mente. São medidas que levam a uma melhora de desempenho não só no trabalho, mas na vida em geral.

Janguiê Diniz – Mestre e Doutor em Direito – Reitor da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau – Reitor da UNAMA – Universidade da Amazônia – Reitor da UNIVERITAS – Centro Universitário Universus Veritas – Fundador e Presidente do Conselho de Administração do grupo Ser Educacional – janguie@sereducacional.com – Instagram @janguiediniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Nossa matérias em seu E_mail

Digite seu endereço de e-mail:

Entregue por PHBemNota

Anuncio google