30/05/2017

Aulas inaugurais dos cursos de pós-graduação do NEAD/UESPI acontecem em junho


A partir do dia 9 de junho têm as aulas inaugurais dos cursos de pós-graduação de educação a distância oferecidos pelo Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). As aulas acontecerão em 15 municípios polos onde são oferecidos 13 cursos de especializações latu sensu.

Para este período letivo, a UESPI vai receber 1.200 novos alunos matriculados nas especializações em Ensino de Matemática; Estudos Linguísticos e Literários; Gestão Pública; Gestão Pública e Municipal; Gestão e Educação Ambiental; História e Cultura Afro-Brasileira; Literatura e Outras Linguagens; Educação Infantil; Língua Portuguesa; Gestão em Saúde; Gestão Educacional: Espaços Escolares e Não Escolares; Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e especialização em Língua Espanhola.

As aulas inaugurais são momentos de recepção e orientação aos novos alunos. A coordenadora pedagógica dos cursos de pós-graduação do NEAD, profa. dra. Rosângela Pereira de Sousa explica que durante a aula inaugural será feita a apresentação do sistema da Universidade Aberta do Brasil – UAB e capacitação destes alunos para o ensino mediado por tecnologias. “As aulas inaugurais têm como objetivo a acolhida dos alunos que estão ingressando nestes cursos de especializações, então nós vamos apresentar para eles uma visão global, panorâmica acerca da UAB. Neste primeiro contato dele com o sistema UAB ele vai apreender como funciona o sistema, como é um curso a distância, o que é um encontro presencial, qual e como se dá a utilização da plataforma na vida deles”, explica.

Rosângela reforça que todos os alunos matriculados devem comparecer aos seus respectivos polos e participarem ativamente das atividades das aulas inaugurais pois é essencial que o aluno aprenda a usar a plataforma, ambiente digital onde são postados os conteúdos das disciplinas e o acompanhamento dos professores e tutores. “Há uma ideia de que o curso a distância é um curso pouco vigiado e muito pelo contrário, é um curso muito vigiado. Todo acesso fica registrado na plataforma, quanto tempo você ficou, então neste encontro o aluno observa toda a relevância do ensino a distância e o seu contexto politico social”, ressalta a coordenadora.

NIVELAMENTO
A programação das aulas inaugurais consta de acolhida e apresentação cultural, palestra sobre o sistema UAB e um curso de nivelamento realizado pela Coordenação de Tecnologia de Informação e Comunicação – CTIC do NEAD.

Neste nivelamento o aluno vai conhecer a plataforma tecnológica de ensino e aprender a manuseá-la. A CTIC vai criar uma senha para cada discente para que ele possa ter acesso a plataforma, condição essencial para que possa fazer o curso no qual está matriculado.


ASCOM/NEAD/UAB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Nossa matérias em seu E_mail

Digite seu endereço de e-mail:

Entregue por PHBemNota

Curta