17/07/2026

Neurocirurgião Jacinto Lay é internado em SP após piora no estado de saúde

Família informou que médico apresentou piora no quadro de saúde após agravamento de um câncer. Ele também enfrentava sequelas do acidente de avião ocorrido em 2024.


Neurocirurgião Jacinto Barbosa Lay Chaves — Foto: Reprodução

O neurocirurgião Jacinto Barbosa Lay Chaves, de 52 anos, foi internado nesta quinta-feira (16) no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo (SP), após uma piora no estado de saúde. A informação foi confirmada por uma irmã do médico ao g1.

Segundo a família, a internação foi motivada pelo agravamento de um tumor. Jacinto foi diagnosticado com melanoma, um tipo de câncer de pele, anos atrás e chegou a ter remissão. No entanto, exames recentes apontaram lesões no cérebro, indicando uma recidiva e metástase.

Melanoma é um câncer de pele agressivo, que pode provocar metástases em diferentes órgãos, incluindo o cérebro.

Ainda de acordo com a família, Jacinto estava em São Paulo para fazer exames e na cidade apresentou a piora.

Neurocirurgião, neurorradiologista e radiologista vascular intervencionista, Jacinto Lay também é piloto de aeronaves de pequeno porte e conhecido pela paixão pela aviação.

Em setembro de 2024, ele sofreu um acidente de avião na Zona Sul de Teresina.

Relembre o acidente

O acidente ocorreu em 8 de setembro de 2024, quando o avião de pequeno porte North Land PA-18, pilotado por Jacinto Lay, caiu no bairro Lourival Parente, na Zona Sul de Teresina. Antes da queda, o médico declarou emergência à torre de controle e informou uma "perda de hélice em voo".

Ao tentar fazer um pouso forçado na BR-316, a aeronave atingiu uma van de passageiros e uma motocicleta antes de bater em uma estação de ônibus. Além de Jacinto, a manicure Kelliane Pereira dos Santos, que estava na garupa da moto, ficou gravemente ferida.

Jacinto Lay sofreu hemorragia intracraniana e múltiplas fraturas e foi entubado ainda no local do acidente pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Após passar por cirurgias, o médico foi transferido em uma UTI aérea ao Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

Cerca de um mês depois, a família informou que ele havia deixado a UTI e apresentava evolução positiva, sendo encaminhado para uma unidade semi-intensiva.

Fonte: G1/PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES