A cultura parnaibana está de luto pela morte do escritor e professor Luiz Gonzaga Sousa Filho, 55 anos, vítima de um AVC no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA). Ele era um dos principais nomes da nova poesia local e presença constante nas atividades do projeto “Academia Viva”, promovido pela Academia Parnaibana de Letras (APAL).
Sousa Filho também colaborava com veículos como o jornal O Piagui, A Voz do Igaraçu e outros meios de comunicação da cidade, contribuindo ativamente para a valorização da literatura e da cultura regional.
O corpo foi velado na Funerária Paz Eterna, e o sepultamento ocorreu às 16h, no Cemitério Santana. Durante o velório, poetas declamaram versos do escritor em sua homenagem. Acadêmicos da APAL e amigos compareceram para prestar as últimas homenagens.
O caixão foi conduzido em veículo do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí, seguido por cortejo fúnebre com participação de ambulâncias e viaturas da Guarda Civil Municipal de Parnaíba (GCM), além de familiares e amigos.
O escritor Claucio Ciarlini, amigo de Sousa Filho, destacou o legado deixado pelo poeta: “Sousa Filho era unanimidade. Todos gostavam dele, respeitavam ele. Centenas de alunos, dezenas de colegas de trabalho, seja da área da educação, da saúde ou da literatura. A poesia e o bom humor de Sousa os conduziram para muito além do Piauí. Ele gostava de nos fazer sorrir, ao mesmo tempo em que também nos incentivava ao pensamento crítico e reflexivo. Era um escritor de várias vertentes. E na vida não era diferente, tinha inúmeros trabalhos. Uma pessoa tão iluminada e plural assim vai fazer muita falta”.
A Academia Parnaibana de Letras lamentou a perda e manifestou solidariedade à família e aos amigos.
Fonte: Correio do Norte

