05/02/2026

Litoral do Piauí soma 10 ocorrências envolvendo fios energizados em 2026; saiba como prevenir choques elétricos

Em situações em que os cabos caem sobre carros, o tenente David Freitas, do Corpo de Bombeiros, alerta que os motoristas devem permanecer dentro do veículo caso ele desligue após o contato com os fios.

Mais de 10 ocorrências com fios caídos foram registrados no litoral do Piauí; veja cuidados — Foto: Reprodução/TV Clube

Cerca de 10 ocorrências envolvendo fios energizados caídos nas ruas foram registradas no litoral do Piauí no primeiro mês do ano. Uma delas ocasionou a morte de Raimundo Nonato, um adolescente de 16 anos, em Luís Correia.

Já em Teresina, no dia 22 de janeiro, dois irmãos foram hospitalizados após tocarem na fiação de um poste de madeira..

À TV Clube, o engenheiro eletricista Marcelo Moura explicou que as quedas de fiação são provocadas por ventos fortes e por acidentes de trânsito que derrubam postes. Ele orientou que a população mantenha distância dos fios.

“Se o cabo estiver energizado, pode representar um risco enorme, inclusive de morte. O ideal é isolar e sinalizar o local e acionar as autoridades, como o Corpo de Bombeiros e a concessionária. Sempre considere que o fio está energizado, mesmo que não pareça. Assim você se protege”, orientou o engenheiro.

Em situações em que os cabos caem sobre veículos, o tenente David Freitas, do Corpo de Bombeiros de Parnaíba (CBMEPI), alertou que os motoristas não devem sair do carro caso ele desligue após o contato com os fios.

“Se estiver dentro do veículo, não saia imediatamente. Permaneça no interior, onde você está mais seguro, e evite tocar na parte externa, especialmente a lataria”, explicou.

No entanto, o tenente orientou que, se o veículo começar a pegar fogo, o motorista deve acionar as autoridades e deixar o carro com os pés juntos, fazendo pequenos saltos.

“Com os dois pés juntos, você evita as ondas elétricas que se formam ao redor do veículo devido à condução da energia pelos fios”, explicou.

Outra opção é dar pequenos passos, mantendo os pés próximos e as mãos junto ao corpo. O tenente afirmou que as ondas de tensão causadas pelos fios caídos podem alcançar até 10 metros de distância.

“O recomendado é não se aproximar. A rede pode chegar a mais de 10 mil volts, e calçados comuns, como tênis e chinelos, não protegem contra choque elétrico”, alertou Freitas.

Fonte: G1/PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES