23/01/2026

Furto de cabos deixa semáforos apagados e aumenta risco de acidentes, no Piauí

Foto: Eduardo Costa / cidadeverde.com

O furto de cabos da rede semafórica tem provocado falhas recorrentes no funcionamento dos semáforos, principalmente na região central de Teresina, aumentando o risco de acidentes e causando prejuízos ao patrimônio público. De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), a prática é recorrente e ocorre, em sua maioria, durante a madrugada.

Somente em 2025 foram registrados 16 boletins de ocorrência por furto de cabos, totalizando cerca de 1.355 metros de fiação subtraída. Já em 2026, até o momento, foram quatro ocorrências, com aproximadamente 300 metros furtados, somando 1.655 metros de cabos roubados.

“Essa prática é recorrente e se estendeu por todo o ano de 2025. Essas pessoas furtam a fiação para derreter o cobre e vender, o que só acontece porque existe o receptador”, afirmou o diretor de Operações e Fiscalização de Trânsito da Strans, coronel Jaime.

As vias mais afetadas pelos furtos, segundo a Strans, são avenidas de grande fluxo como Joaquim Ribeiro, Miguel Rosa, Sete de Setembro e Rui Barbosa. O problema impacta diretamente a mobilidade urbana.

“Um único controlador pode operar vários cruzamentos. Quando o cabo é furtado, até três ou quatro quarteirões podem amanhecer com os semáforos apagados, o que aumenta o risco de acidentes, provoca lentidão e congestionamentos”, destacou.

A Strans informou que mantém monitoramento constante e que o tempo de resposta para reposição da fiação tem sido rápido, e que, na maioria dos casos, os semáforos são restabelecidos nas primeiras horas da manhã.

“Quando o furto acontece de madrugada, por volta das seis ou sete horas da manhã o sistema já está funcionando, mas nesse intervalo centenas de veículos já passaram pelo local, o que gera transtornos à população”, concluiu o diretor.

Fonte: Cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES