Dois homens foram abordados com cartões bancários e materiais usados para fraudar vítimas em caixas eletrônicos.

Na manhã do dia 29 de novembro de 2025, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a prisão de dois homens suspeitos de praticar um golpe financeiro contra um idoso na cidade de Campo Maior-PI. A abordagem aconteceu por volta das 11h17, no KM 202 da BR 343, em Piripiri-PI, após informações repassadas pela Delegacia Seccional de Campo Maior.
De acordo com a PRF, a equipe foi acionada pelo delegado responsável, que informou sobre a prática de um furto mediante fraude, ocorrido em um banco. Os suspeitos foram identificados através de fotografias no interior da agência e da descrição do veículo utilizado.
Com essas informações, a equipe de Piripiri iniciou o deslocamento para interceptar o veículo, que estava trafegando em sentido contrário. A abordagem foi bem-sucedida, e durante a vistoria no interior do carro, os policiais encontraram nove cartões bancários de diversas instituições financeiras, dois celulares, documentos pessoais e carteiras, além de outros pertences.
Os homens afirmaram que o veículo era locado e que não havia nenhuma restrição de roubo ou furto em seu nome. No entanto, diante das evidências, a dupla foi conduzida à Delegacia de Polícia Civil de Piripiri para os procedimentos cabíveis.
Na unidade policial, a confirmação das suspeitas foi obtida através do setor de inteligência do Banco, que informou que os dois indivíduos são investigados por praticar o golpe conhecido como “tela aberta” ou “sessão ativa”. O modus operandi da dupla consiste em distrair as vítimas nos caixas eletrônicos para assumir o controle da operação e realizar saques ou transferências fraudulentas.
Na manhã do dia 29 de novembro, pouco antes da abordagem, os dois haviam praticado o golpe contra um idoso na agência de Campo Maior. A vítima teve R$ 1.050,00 subtraídos de sua conta, fato confirmado por extrato bancário e imagens de câmeras de segurança.
Furto qualificado e as consequências legais
A dupla foi autuada por furto qualificado (art. 155, § 4°, inc. II do Código Penal), com abuso de confiança e mediante fraude, além de concurso de duas ou mais pessoas (art. 155, § 4°, inc. IV do Código Penal). As investigações continuam para identificar a extensão dos crimes cometidos e outras vítimas que possam ter sido prejudicadas pela prática de golpes semelhantes.
A PRF e a Polícia Civil de Piripiri reforçam a importância de denúncias e a colaboração da população no combate a fraudes financeiras, especialmente aquelas que visam os idosos, que frequentemente são alvos fáceis desses criminosos.
Fonte: PRF/PI