
A Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos do Piauí (CPPI), dará início à Operação Navegue Seguro, que será realizada entre os dias 19 de dezembro de 2025 e 20 de março de 2026. A ação abrangerá rios, áreas interiores e áreas marítimas do estado, com o objetivo de reforçar a segurança da navegação, incentivar a conduta responsável dos usuários e reduzir acidentes náuticos durante o período de férias escolares, quando há aumento significativo do tráfego de embarcações.
Durante a operação, serão intensificadas as ações de Inspeção Naval, com foco na verificação do uso de equipamentos de segurança obrigatórios, na regularidade da documentação das embarcações, na habilitação dos condutores e no cumprimento das Normas da Autoridade Marítima. As fiscalizações ocorrerão em marinas, trapiches, iate clubes e em áreas com maior concentração de embarcações.
As equipes da Capitania dos Portos do Piauí atuarão em diversos municípios classificados como Polos de Inspeção Naval, conforme a seguir:
A Operação Navegue Seguro também busca coibir a condução de embarcações por pessoas não habilitadas, além de verificar documentos, a presença e o estado de conservação de itens essenciais como coletes salva-vidas, boias e extintores de incêndio. Outro ponto de atenção será a identificação de superlotação e de condições inadequadas de navegabilidade. A fiscalização será reforçada quanto ao consumo de bebidas alcoólicas por condutores, com a utilização de etilômetros.
Como medida preventiva complementar, a Marinha do Brasil recomenda o uso do aplicativo NAVSEG, que permite o registro do Plano de Navegação, com informações sobre rota, destino, horário previsto de retorno e número de pessoas a bordo. Em casos de emergência, esses dados contribuem para maior agilidade nas ações de busca e salvamento. O aplicativo é gratuito e está disponível para download nos sistemas IOS e Android.
Para situações de emergência ou denúncias relacionadas à segurança da navegação, à salvaguarda da vida humana ou ao meio ambiente, a Marinha disponibiliza o Disque Emergências Marítimas e Fluviais (185), além do contato direto com a Capitania dos Portos do Piauí pelo telefone (86) 98130-1031 (aplicativo de mensagens instantâneas).
Contato institucional:
Assessoria de Comunicação Social – Capitania dos Portos do Piauí
📞 (86) 98119-6138
✉️ cppi.secom@marinha.mil.br
Da redação do Portal PHB em Nota
Com informações da CPPI