Equipamentos lesavam consumidores durante a pesagem, diz Imepi.
Balanças apreendidas pelo Imepi. | Foto: Ascom ImepiForam apreendidas na manhã desta segunda-feira (10) 16 balanças em situação irregular em comércios e frutarias durante uma fiscalização do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) na cidade de Piripiri, no Norte do estado. Mas afinal, quais os impactos que esses equipamentos podem causar na hora do pagamento do produto?
O diretor-geral do Imepi, Júnior Macedo, informou que as balanças apreendidas não possuíam modelo de aprovação pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Segundo ele, os equipamentos lesavam os consumidores no momento da pesagem dos produtos.
“Na hora em que o consumidor ia comprar um produto por peso, o valor exibido era sempre superior ao que realmente deveria constar. Por isso, ao realizar os testes necessários, nossos fiscais apreenderam o material e autuaram os comerciantes envolvidos”, explicou o diretor.
O órgão destacou ainda que uma balança é considerada falsificada quando apresenta informações em língua estrangeira ou não possui o selo de verificação do Inmetro. Durante a vistoria, os fiscais realizam diversos testes de pesagem para confirmar a autenticidade dos equipamentos.
O consumidor pode enviar denúncias, esclarecer dúvidas, registrar reclamações ou encaminhar sugestões pelo telefone da Ouvidoria do Imepi: (86) 99456-1921, ou pelo aplicativo Fala Consumidor, disponível para download nas lojas de aplicativos.
Fonte: Portal Meio Norte