05/11/2025

Operação Carbono Oculto: posto de combustíveis em Parnaíba é alvo de ação contra esquema ligado ao PCC

Quase 50 postos são interditados no PI por suspeita de lavar dinheiro para o PCC — Foto: Divulgação/SSP-PI

Um posto de combustíveis localizado em Parnaíba foi um dos alvos da Operação Carbono Oculto 86, deflagrada nesta quarta-feira (5) pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) em conjunto com a Receita Federal, Polícia Federal, Ministério Público e Polícia Militar de São Paulo.

A ação resultou na interdição de quase 50 postos de combustíveis nos estados do Piauí, Maranhão e Tocantins, todos investigados por suspeita de envolvimento em um esquema de lavagem de dinheiro para o Primeiro Comando da Capital (PCC).

Segundo informações da SSP-PI, o grupo utilizava empresas de fachada, fundos de investimento e fintechs para fraudar o mercado de combustíveis e ocultar patrimônio. A investigação revelou uma rede complexa de transações que ligava empresários locais a operadores financeiros já investigados em fases anteriores da operação.

No Piauí, os postos alvos estão localizados em Teresina, Lagoa do Piauí, Demerval Lobão, Miguel Leão, Altos, Picos, Canto do Buriti, Dom Inocêncio, Uruçuí, Parnaíba e São João da Fronteira.
Já no Maranhão, as ações ocorreram em Caxias, Alto Alegre e São Raimundo das Mangabeiras, enquanto no Tocantins houve cumprimento de medidas em São Miguel do Tocantins.

A Operação Carbono Oculto 86 tem como objetivo desarticular o esquema financeiro que dava suporte a atividades ilícitas do PCC, como tráfico de drogas, compra de armas e ocultação de valores oriundos do crime organizado.

As autoridades afirmam que as investigações continuam e que novas medidas podem ser adotadas nas próximas etapas da operação.

Com informações do G1/PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES