Equipamento vai medir ventos e condições do mar para avaliar potencial de usinas eólicas no oceano.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/T/I/4nsNRFRASdAouQEbOFAQ/padrao-imagem-g1-18-.png)
Marinha e SENAI instalam boia meteorológica no litoral do Piauí para estudo de ventos offshore — Foto: Reprodução
Uma boia meteorológica foi instalada nesta quinta-feira (20) no litoral piauiense. O equipamento, chamado "BRAVO", vai coletar dados sobre velocidade e direção dos ventos, além de informações sobre o mar, como ondas e correntes. A tecnologia usa sensores para medir as condições do ambiente marítimo com precisão.
As informações obtidas pelo equipamento devem indicar se o litoral do Piauí reúne características favoráveis para receber, no futuro, usinas eólicas instaladas em alto-mar.
Desenvolvida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em parceria com a Petrobras, a boia chegou ao litoral a bordo do navio hidrográfico Comandante Manhães, da Marinha do Brasil, que atracou no Porto de Luís Correia para apoiar a operação.
A Petrobras investiu R$ 60 milhões no projeto, que tem como objetivo identificar os pontos mais favoráveis da costa brasileira para instalação de usinas eólicas offshore e fortalecer estudos nacionais sobre energias renováveis.
Fonte: G1/PI