
Um dos criminosos mais procurados da região, Jonathan de Araújo Vidal, vulgo “22”, foi morto em confronto com equipes do 2º Batalhão de Polícia Militar de Turismo (2º BPTur) na manhã deste domingo (5), no povoado São Gregório, zona rural de Tutóia (MA).
O suspeito era considerado de alta periculosidade, foragido da Justiça e alvo de múltiplos mandados de prisão nos estados do Piauí e Maranhão. Ele era apontado como um dos principais executores de uma organização criminosa com atuação interestadual, além de estar ligado a mais de 20 homicídios registrados na região Nordeste.

Jonathan também era investigado por envolvimento na chacina de três pedreiros inocentes, assassinados em uma emboscada ocorrida em setembro de 2023, na cidade de Parnaíba (PI) — crime que chocou todo o litoral piauiense.
Em maio de 2024, o criminoso havia fugido da Penitenciária Mista de Parnaíba, o que mobilizou forças de segurança de três estados em uma ampla operação de busca.
A ação que resultou na localização e morte do suspeito foi fruto de um levantamento avançado de inteligência conduzido pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/PI), composta por agentes da Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Penal e Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN).
Durante a abordagem, Jonathan reagiu à presença policial e abriu fogo contra as equipes. Os policiais revidaram, e o criminoso acabou sendo alvejado em confronto direto. Ele ainda chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.
No local, foram apreendidas duas armas de fogo e substância entorpecente, que serão submetidas à perícia técnico-científica para apuração de vínculos com outras ações criminosas.
A operação é considerada mais um duro golpe contra o crime organizado na faixa de fronteira entre o Maranhão e o Piauí, reforçando a atuação coordenada das forças de segurança dos dois estados.
Fonte: FICCO/PI
Via Portal do Catita