A concessionária recomenda que a população não realize qualquer serviço elétrico, mesmo com o fornecimento de energia temporariamente interrompido.

Durante o desligamento programado pode ser comum que algumas pessoas aproveitem a pausa planejada no fornecimento de energia para realizar obras ou reformas envolvendo diretamente a rede elétrica. Mas a Equatorial Piauí faz um alerta: essa prática é extremamente perigosa, pois a energia pode ser restabelecida antes do horário previsto, colocando em risco quem estiver manuseando fios, tomadas ou demais estruturas elétricas.
Sempre que ocorre um desligamento programado, o cliente é informado pela Equatorial Piauí com antecedência por meio de diversos canais: site oficial, redes digitais, carros de som, imprensa local e comunicados enviados às comunidades envolvidas. É possível consultar as regiões beneficiadas por meio do site www.equatorialpiaui.com.br, clicando na seção “Desligamentos Programados”.
“O desligamento programado é uma ação técnica e planejada, realizada para garantir melhorias na rede elétrica como manutenção preventiva, substituição de equipamentos e ampliação da capacidade de atendimento. É uma medida essencial para que a energia chegue com mais qualidade e segurança anos nossos clientes”, explica Reinaldo Andrade, Executivo de Serviços Técnicos e Comerciais da Equatorial Piauí.
Conheça algumas dicas recomendadas pela Equatorial Piauí para garantir a segurança da população:
- Nunca realize intervenções elétricas durante o desligamento programado. A energia pode voltar antes do previsto e causar acidentes graves;
- Sempre contrate profissionais qualificados para serviços elétricos. Improvisos podem gerar riscos à vida e ao patrimônio;
- Evite o uso de ferramentas metálicas próximas à rede elétrica. Elas podem conduzir eletricidade e provocar choques;
- Mantenha distância segura de postes, transformadores e cabos. Mesmo em obras externas, o cuidado com a rede energizada é essencial.
Assessoria de Comunicação Equatorial Piauí