%2021.57.57_87599383.jpg)
A deputada estadual Gracinha Mão Santa participou, neste sábado (04), da tradicional procissão de São Francisco de Assis, organizada pela Paróquia de São Sebastião, em Parnaíba. O evento, que reúne todos os anos milhares de fiéis vindos de diversas partes do Piauí e de outros estados do Brasil, é um dos maiores atos de fé do litoral piauiense.
Como faz tradicionalmente, a parlamentar acompanhou o cortejo que percorreu ruas e avenidas no entorno da igreja matriz, em um clima de forte emoção, fé e devoção. Fiéis de várias idades participaram vestidos de marrom — cor símbolo do hábito franciscano — em cumprimento de promessas e agradecimentos por graças alcançadas.
O festejo de São Francisco, além de seu valor espiritual, aquecem o comércio e fortalecem o turismo religioso de Parnaíba, movimentando pousadas, restaurantes e todo o setor de serviços durante o período da celebração.
%2021.58.10_ad0253e4.jpg)
Durante o evento, Gracinha destacou a importância de incentivar manifestações que preservam a fé e as tradições culturais do povo piauiense. Ela é autora da Lei nº 8.265, de 22 de dezembro de 2023, que reconhece oficialmente o Festejo de São Francisco de Assis, em Parnaíba, como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Piauí. A legislação inclui o evento no Calendário Oficial de Festas e Eventos do Estado, garantindo respaldo institucional e visibilidade ao festejo, além de possibilitar maior apoio estrutural e cultural.
“A procissão de São Francisco é uma das expressões mais bonitas da fé do nosso povo. Essa lei foi pensada para valorizar nossa cultura e apoiar as tradições que fortalecem o turismo religioso e a identidade de Parnaíba”, afirmou a deputada.
Após o encerramento da procissão e a celebração da Santa Missa, Gracinha Mão Santa permaneceu no local para prestigiar o show da banda católica Anjos de Resgate, que animou os fiéis com um repertório de fé, alegria e louvor, encerrando as festividades com grande emoção.
Sempre presente nos eventos religiosos e culturais da cidade, Gracinha é recebida com carinho pela população e segue fortalecendo o vínculo com a comunidade parnaibana por meio de ações voltadas à fé, ao turismo e ao desenvolvimento local.