26/09/2025

PF investiga se empresa de chineses no PI era fachada para enviar barbatanas de tubarão e cavalos-marinhos como eletrônicos para SP

Polícia encontrou duas toneladas de espécies marinhas protegidas e documentos com transações milionárias na casa dos suspeitos.


A Polícia Federal investiga se uma empresa ligada a dois homens de origem chinesa, presos em Parnaíba, no litoral do Piauí, servia de fachada para enviar barbatanas de tubarão e cavalos-marinhos como se fossem equipamentos eletrônicos para São Paulo.

Os suspeitos foram detidos na quinta-feira (25) com cerca de duas toneladas dos animais, que são espécies protegidas por lei. O material foi encontrado na casa deles, no bairro Nova Parnaíba, em Parnaíba, no litoral do Piauí.

PF investiga se empresa de chineses no PI era fachada para enviar barbatanas de tubarão e cavalos-marinhos como eletrônicos para SP — Foto: Reprodução/TV Clube

Segundo a Polícia Federal (PF), parte das barbatanas estava armazenada em 81 caixas. Os cavalos-marinhos foram localizados em um freezer horizontal.

O caso foi descoberto após vizinhos denunciarem à Vigilância Sanitária de Parnaíba o forte mau cheiro vindo da casa dos suspeitos.


Após a denúncia, agentes da Vigilância Sanitária foram ao local acompanhados por equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Polícia Militar Ambiental.

Após a vistoria inicial, os órgãos ambientais acionaram a Polícia Federal, que determinou a apreensão do material. Além das barbatanas e dos cavalos-marinhos, foram recolhidas embalagens, caixas de armazenamento, balanças de precisão e produtos químicos, como peróxido de hidrogênio.


Também foram encontrados ligações clandestinas de energia elétrica no imóvel e documentos que indicam movimentações financeiras suspeitas. Segundo a polícia, chamou atenção a frequência e o valor elevado das transações, que chegavam a cifras milionárias.

A barbatana de tubarão é considerada um item de alto valor e pode ser negociada no comércio ilegal por US$ 3 mil o quilo. Na China e em outros países asiáticos, elas são um item nobre da culinária.

Fonte: G1/PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES