%2008.16.52_70441ff9.jpg)
Os bons ventos voltaram a soprar em Parnaíba e, mais uma vez, trouxeram para a Lagoa do Portinho o Campeonato Sul-Americano de Windsurf Slalom. Conhecida por sua beleza natural e pela brisa constante, a lagoa atraiu atletas e visitantes para acompanhar a competição, que começou no dia 20 e segue até o dia 23. Esta é a terceira vez que o evento acontece em solo parnaibano.
O organizador do campeonato, Joca Vidal, destacou a relevância da etapa, que faz parte do calendário oficial das federações de Windsurf e esportes à vela. Segundo ele, a edição deste ano reúne 23 atletas de diferentes países da Europa e do Brasil.
“É um evento que está super competitivo. Graças a Deus, o vento ajudou bastante. Nós temos aqui hoje uma média de 20 a 28 nós, o que equivale a cerca de 45 km/h na velocidade dos ventos. Então está sendo um sucesso”, afirmou Vidal.
Na fase decisiva, apenas velejadores experientes disputam em diversas categorias. O presidente da Associação Nacional de Windsurf, Guto Brito, elogiou a receptividade e os ventos fortes que marcaram a competição.
“Sempre somos muito bem recebidos pelo Joca e pelo pessoal da terra, que é muito anfitrião. Isso não é novidade, é uma constante. Sempre que tem esse evento aqui, todos gostam muito. E a grande novidade deste ano é o chamado ‘vento nuclear’”, comentou Brito.
%2008.16.57_1b53dabf.jpg)
Mais do que um campeonato, a competição projeta Parnaíba no cenário internacional, reforçando a cidade como destino turístico e esportivo. Eventos dessa magnitude ajudam a valorizar as belezas naturais do litoral piauiense e a divulgar suas riquezas para o mundo.
Da redação do Portal PHB em Nota