22/09/2025

Incêndio atinge vegetação e ameaça residência na estrada da Pedra do Sal em Parnaíba

Foto: Felipe Cruz

Um incêndio atingiu uma área de vegetação na madrugada desta segunda-feira (22), na comunidade Labino, localizada na estrada da Pedra do Sal, em Parnaíba, a 338 km de Teresina.

De acordo com informações preliminares do Corpo de Bombeiros, a primeira ocorrência foi registrada por volta das 3h da manhã. As chamas foram inicialmente controladas, mas a área voltou a pegar fogo horas depois, chegando a ameaçar uma residência próxima.

Equipes do Corpo de Bombeiros continuam no local na tentativa de conter o incêndio e evitar que o fogo se alastre para outras áreas.

Incêndios em Parnaíba. Foto: Felipe Cruz

Conforme o Corpo de Bombeiros da cidade, 90% das ocorrências registradas em 2025 são provocadas por ações humanas. A prática, muitas vezes iniciada para limpar vegetações, e acaba saindo do controle. Segundo dados da corporação, somente neste ano já foram registradas 50 ocorrências de incêndio até o domingo (21). O número representa uma média de mais de duas ocorrências por dia.

As ocorrências acenderam um alerta das autoridades públicas, pois, mesmo com um decreto estadual em vigor que proíbe qualquer tipo de queimada, muitos ainda insistem em usar o fogo para limpeza de terrenos, o que tem provocado prejuízos ambientais e colocado vidas em risco.

Nesta segunda-feira (22), uma reunião no Ministério Público de Parnaíba reuniu representantes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar (incluindo a Polícia Ambiental), da Polícia Civil e do próprio MP, para discutir o aumento expressivo de queimadas na região.

De acordo com informações apuradas pela equipe do Cidadeverde.com, durante o encontro foi confirmado que a maioria dos focos de incêndio ocorre em áreas da União, o que dificulta o combate e a responsabilização dos autores. Por causa disso, uma nova reunião deve ser realizada nos próximos dias, desta vez com a presença da Polícia Federal e do Ministério Público Federal.

O objetivo é traçar estratégias conjuntas de fiscalização, prevenção e responsabilização, a fim de conter o avanço das queimadas e proteger tanto o meio ambiente quanto a população local.

Fonte: Cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES