04/08/2025

Incêndio atinge 80 km² de área de mata no Piauí

Defesa Civil estadual enviou alertas por mensagem de texto e equipes da prefeitura de uma das cidades afetadas, Pavussu, atuam com apoio dos moradores.

Incêndio atinge 80 km² de área de mata no Sul do Piauí — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Desde quarta-feira (30), um incêndio atinge uma área de mata entre Pavussu e Canto do Buriti, no Sul do Piauí. A Defesa Civil estadual estima que o fogo já consumiu cerca de 80 km² — o equivalente a 11 mil campos de futebol.

Na noite de domingo (3), a Defesa Civil do Piauí emitiu um “alerta severo”, por celular, para que os moradores da zona rural de Pavussu deixassem a área atingida.

Nas mensagens de texto, a Defesa Civil orienta os moradores a sair da área de risco, procurar locais seguros e acionar a Polícia Militar ou o Corpo de Bombeiros em caso de emergência.

Em nota, a Prefeitura de Pavussu informou que atua com os bombeiros e a brigada municipal para “conter as chamas e minimizar os danos ambientais e riscos à comunidade” (leia ao fim da reportagem).

O capitão Lucas Xavier, comandante da Companhia Destacada do Corpo de Bombeiros de Floriano, disse ao g1 que uma equipe foi enviada para Pavussu ainda na noite de domingo.

'Propagação descontrolada'
De acordo com o coordenador do Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cegrid) da Defesa Civil, Michell Francisco, o fogo começou em fazendas de Canto do Buriti e se espalhou pela região.

"Houve uma propagação descontrolada durante três dias, que aumentou com a força do vento. [O incêndio] ainda não chegou à zona urbana de Pavussu, mas atingiu comunidades rurais próximas, a 5 km da cidade", disse o coordenador.

Michell afirmou também que a secretaria estadual pediu à Prefeitura de Pavussu um relatório com os danos materiais e ambientais causados até o momento pelo incêndio. Ele alertou ainda para o risco de piora na qualidade do ar.

"Há relatos de foco de danos consideráveis às fazendas, às pequenas posições de gerência de produtos agrícolas e também de animais em que houve contato direto com fogo", apontou.

'Roças totalmente queimadas'
Conforme a secretária de meio ambiente de Pavussu, Lourivane Costa da Silva, o incêndio atingiu propriedades na zona rural do município, mas está se alastrando à zona urbana.

"Aqui já teve moradores que perderam suas roças, que foram totalmente queimadas. Estamos com outro morador que tem uma roça próxima à região onde o fogo está se alastrando, mas a gente está tentando que ele não chegue, por ter gado. Nossa preocupação são os moradores da comunidade e os prejuízos que eles possam vir ter", disse.

A Prefeitura de Pavussu, por meio da Defesa Civil Municipal, Secretaria do Meio Ambiente, Brigada de Incêndio de Pavussu e Corpo de Bombeiros, informa que as equipes já estão atuando em conjunto, com o apoio da população local, no combate ao incêndio que atinge a região.

Os esforços seguem concentrados para conter as chamas e minimizar os danos ambientais e riscos à comunidade, visando controlar a situação o mais rápido possível.

Fonte: Portal G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES