Equipamentos, recolhidos no Mercado Central, no Parque Piauí e na Nova Ceasa, não possuíam verificação do Inmetro e continham informações em língua estrangeira.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/Y/J/f40vAxQpG5Q8WebXEABw/padrao-imagem-g1-76-.png)
Cerca de 50 balanças irregulares foram apreendidas em mercados de Teresina durante fiscalização do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi), que deve seguir até sábado (23).
Somente nesta quinta-feira (21), 30 balanças foram recolhidas no Mercado Central e no Parque Piauí, na Zona Sul da capital. Outras 20 balanças falsificadas foram encontradas na Nova Ceasa.
Os equipamentos apreendidos não possuíam o selo de verificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e continham informações em língua estrangeira, de acordo com o diretor-geral Junior Macedo.
"São balanças piratas e que estavam lesando o consumidor na hora da pesagem do produto", explicou o diretor.
A operação tem como foco as feiras-livres de Teresina e integra o Plano Nacional de Vigilância do Mercado, promovido pelo Inmetro, em alusão ao Dia do Feirante, celebrado na segunda-feira (25).
A ação conta com apoio da Delegacia Especializada de Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica e Contra as Relações de Consumo (Deccoterc) e da Polícia Civil.
Em caso de irregularidades, os consumidores devem enviar uma denúncia para a ouvidoria do Imepi pelo número (86) 99456-1921 ou pelo aplicativo Fala Consumidor.
Fonte: Portal G1 PI
*Vitória Bacelar, estagiária sob supervisão de Ilanna Serena.