A tutora dos animais teria informado ao delegado que estaria em Teresina para acompanhar um tratamento médico do filho e teria deixado outra pessoa responsável pelos animais.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/Q/w/U2tvqdTBGOmhRh4IwuUQ/padrao-imagem-g1-86-.png)
Cachorros são resgatados sozinhos em situação de maus-tratos em casa em Parnaíba — Foto: Reprodução
Sete cachorros, incluindo três filhotes, foram resgatados na noite de quinta-feira (28) após uma denúncia de maus-tratos. Os animais estavam sozinhos em uma residência no bairro Frei Higino, em Parnaíba, litoral do Piauí.
De acordo com o 2º Comando de Polícia Ambiental (CIPA), os cães estavam desnutridos, sem acesso à água ou comida, e infestados de carrapatos.
Após receber a denúncia, na manhã de quinta-feira (28), uma equipe policial foi à casa, mas não localizou a tutora dos animais. Com apoio de vizinhos, os militares conseguiram contato com a mulher, que afirmou estar em Teresina acompanhando um tratamento médico do filho e que só retornaria à residência na segunda-feira (1º).
A tutora alegou ter deixado os animais sob responsabilidade de outra pessoa. À noite, os policiais retornaram ao imóvel e a residência foi aberta pelo ex-companheiro da mulher. A denúncia foi confirmada e o resgate foi realizado com apoio da ONG Adota PHB.
"Nos identificamos como uma situação de maus tratos, mas não identificamos dolo. Com essa situação do filho, ela não conseguiria dar assistência aos cachorros", explicou o delegado Renato Pinheiro.
No direito, dolo refere-se a uma ação intencional e consciente, seja para cometer um crime (crime doloso), enganar alguém num negócio jurídico, ou violar deliberadamente um dever legal.
O delegado explicou ainda que o caso continua sendo investigado pela Polícia Civil e os animais passaram por perícia.
Fonte: G1/PI