Sob o olhar protetor de Nossa Senhora Mãe dos Pobres, cuja imagem está instalada no alto da cidade, teve início o 28º Festival de Folguedos de Ilha Grande do Piauí. O tradicional evento cultural, que movimenta moradores e visitantes, segue até este sábado, 12 de julho, reunindo apresentações culturais, comidas típicas e forte participação popular.
A prefeita Marina Brito destacou a importância do festival não apenas como expressão cultural, mas como motor de desenvolvimento econômico para a cidade. “Eu cheguei em uma banca e as pessoas já tinham vendido toda a torta de caranguejo. Acho que ainda têm medo de investir, mas o evento movimenta. Todo mundo bota sua banca, faz comida, bebida. Isso pra cidade é ganho. A gente banca o festival e os pequenos barraqueiros ganham. É uma ajuda para a economia deles”, afirmou a gestora.
Como incentivo à movimentação econômica e para garantir que os servidores municipais aproveitem melhor o período festivo, o secretário de Administração e Finanças, Tony Farias, antecipou o pagamento do décimo terceiro salário aos funcionários da prefeitura.
Na noite desta sexta-feira, a avenida principal da cidade ficou lotada para as apresentações de bumba-meu-boi, com destaque para o grupo Novo Fazendinha, um dos participantes do concurso cultural. A estrutura do evento foi toda decorada com o clima junino, criando um ambiente acolhedor para moradores e visitantes.
O Festival de Folguedos é uma das mais importantes manifestações populares de Ilha Grande e, a cada ano, se fortalece como tradição que une cultura, fé e geração de renda para a comunidade.
VEJA A MATÉRIA EM VÍDEO
Da redação do Portal PHB em Nota