02/06/2025

Câmera flagra onça-pintada e filhotes passeando pelo Parque Nacional da Serra da Capivara; registro é inédito, diz chefe

Pesquisadores estimam que na área vivam mais de 20 onças-pintadas. Imagem foi registrada no dia 6 de março e divulgada somente neste domingo (1º), em celebração à Semana do Meio Ambiente e ao aniversário de 46 anos do parque.

FOTOS: câmera flagra onça-pintada e filhotes passeando pelo Parque Nacional da Serra da Capivara; registro é inédito, diz chefe — Foto: Divulgação/Parque Nacional da Serra da Capivara

Uma câmera flagrou uma onça-pintada e dois filhotes passeando pelo Parque Nacional da Serra da Capivara, no Sul do Piauí. As imagens foram registradas no dia 6 de março e divulgadas somente neste domingo (1º), em celebração à Semana do Meio Ambiente e ao aniversário de 46 anos do parque. Veja mais fotos ao fim da reportagem.

Ao g1, a chefe do Parque Nacional Serra da Capivara, no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Marian Rodrigues, informou que o registro é inédito. Segundo ela, pesquisadores estimam que na área vivam mais de 20 onças-pintadas.

"A espécie continua em extinção e a maior densidade dela na caatinga é no parque. Temos realizado pesquisa de monitoramento delas faz alguns anos, inclusive com captura para inserir colares de monitoramento. O estudo é amplo, queremos entender a dispersão delas no território. Já sabemos que elas andam muito, inclusive usam o corredor ecológico para ir até a Serra das Confusões", explicou.

"Agora um registro desse, nunca tínhamos capturado! Geralmente aparecem de uma. Quando abrimos as câmeras e vimos, foi uma festa. Gritos, pulos, ficamos em êxtase! Um testemunho poderoso de que a caatinga preservada é sim lugar de vida, de potência e de biodiversidade ", celebrou.

Até o momento, conforme Marian Rodrigues, duas onças-pintadas machos foram capturadas e são monitoradas por meio de colares. Os animais são Juá e Painho, como foram apelidados.

Juá chegou a ser fotografado em 27 de março deste ano — Foto: Divulgação/Parque Nacional da Serra da Capivara

Nas redes sociais do Parque Nacional Serra da Capivara, profissionais divulgam imagens e curiosidades sobre o trabalho de monitoramento e pesquisa realizado.

No dia 5 de junho de 2025, o Parque Nacional Serra da Capivara celebrará 46 anos. Em 2024, o local foi visitado por quase 40 mil pessoas.

Reconhecido como patrimônio mundial da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o parque tem mais de 1.200 sítios arqueológicos com arte rupestre – pinturas feitas em rochas e paredes de cavernas há milhares de anos. E apresenta vegetação típica da Caatinga, como cactos, bromélias e árvores adaptadas ao clima seco.

FOTOS: câmera flagra onça-pintada e filhotes passeando pelo Parque Nacional da Serra da Capivara; registro é inédito, diz chefe — Foto: Divulgação/Parque Nacional da Serra da Capivara

Fonte: Portal G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES