03/04/2024

Prefeitura de Bom Princípio do Piauí realiza entrega da carteira de identificação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista


Em uma celebração especial ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, realizada nesta terça-feira 02 de Abril, no CRAS Luiz Batista de Moraes, a Prefeitura de Bom Princípio do Piauí realizou através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), a entrega do primeiro lote das Carteiras de Identificação das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA).



As Carteiras foram entregues pela secretária municipal de Assistência Social, Rivany Carvalho, que ressaltou a importância do evento: “Quando entregamos a Carteira de Identificação das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista, garantimos que todas as pessoas que a recebam tenham sua carteira efetivamente reconhecida em todo território nacional e possam ter prioridade no atendimento em todos os setores, sejam eles públicos ou privados. É um momento muito importante e histórico para que possamos ampliar o acesso aos direitos dessas pessoas”, enfatizou.


A iniciativa tem como objetivo não apenas reduzir o estigma associado às pessoas com TEA, mas também assegurar que elas recebam o apoio e tratamento adequados. O evento contou ainda com a presença da Supervisora do Programa Criança Feliz, Jacqueline Candeira e de funcionários do CRAS Luiz Batista de Moraes.


Com base na Lei Federal 13.977/2020, a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista é mais uma ferramenta de inclusão social. Além da carteira, a família recebeu orientações repassadas pela Assistente Social, Naiane Monteiro, sobre como saber se uma pessoa tem autismo, alguns sinais e como ajudar.

Estamos avançando na questão da inclusão no nosso município, queremos com a carteira garantir que tanto as crianças quanto os pais, possam efetivamente ter seus direitos garantidos. Sabemos a importância desse documento para cada pai e mãe que tem filho com TEA, e continuaremos nessa ação conjunta da nossa Secretaria de Assistência Social em conjunto com a Secretaria de Educação e a Secretaria de Saúde, com o total apoio da prefeitura municipal em prol da inclusão social”, finalizou a Secretária Rivany Carvalho.

Os interessados podem solicitar presencialmente no CRAS, de segunda à sexta-feira de 08h às 12 horas.


Fonte: SECOM - PMBPP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES