11/02/2024

Vídeo: carro faz “zerinho” próximo a ninho de tartarugas marinhas em praia do Piauí

Manobra perigosa configura infração de trânsito e crime ambiental.

Veículo é flagrado fazendo manobra perigosa em orla de praia no Piauí — Foto: Reprodução

Um carro foi flagrado realizando manobras perigosas, na sexta-feira (9), na orla da praia Peito de Moça, em Luís Correia, a 350 km de Teresina, próximo a um ninho de tartarugas marinhas. Em vídeo publicado nas redes sociais (assista abaixo), foi possível ver o veículo fazendo um “zerinho”, manobra na qual o carro gira em torno de si, arrastando os pneus e fazendo fumaça.


A infração de trânsito é considerada gravíssima e está prevista no Art. 175 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que estipula como penalidade multa multiplicada em 10 vezes, suspensão do direito de dirigir e apreensão do veículo. Uma portaria municipal da Prefeitura de Luís Correia também proíbe o trânsito de veículos na praia, com multas que variam de R$ 1 mil a R$ 10 mil.

Além disso, o tráfego de veículos na areia configura crime ambiental, já que o local, como outras praias do litoral do Piauí, abriga ninhos de tartarugas marinhas. Segundo a vice-presidente do Instituto Tartarugas do Delta, Werlanne Mendes, dois ninhos, com 80 filhotes de tartarugas-de-pente, nasceram nos últimos dias – um deles fica em Peito de Moça, próximo ao local registrado no vídeo.

Atualmente, Luís Correia registra 73 ninhos em praias como Atalaia, Coqueiro, Maramar e Arrombado, mas há a possibilidade de existirem outros “perdidos”. Confira um mapa elaborado pelo ITD.

“A praia é um berçário frequentado pelas tartarugas fêmeas, que precisam ter acesso livre à areia para depositarem seus ovos e os filhotes nascerem com tranquilidade. Acreditamos que não seja um lugar para a circulação de veículos motorizados com fins de turismo de aventura. Existem locais adequados para isso”, apontou Werlanne.

Werlanne afirmou que o Instituto monitora o litoral, marcando as áreas de desova e sinalizando os ninhos, principalmente durante o período do Carnaval, em que a movimentação nas praias aumenta. Um compilado feito pelo g1 mostrou que Luís Correia contará com 9 eventos carnavalescos entre este sábado (10) e terça-feira (13).

"Estamos contando com o apoio da Área de Proteção Ambiental (APA) Delta do Parnaíba, Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) da Polícia Militar, Prefeitura de Luís Correia e Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) para a fiscalização. Carro na praia não agrega valor turístico para a região", salientou a vice-presidente.

Ao g1, a Polícia Militar informou que realizou buscas pelo motorista do carro com o apoio do BPA e do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), mas ainda não foi identificado. Já a Prefeitura de Luís Correia não se manifestou até a publicação desta matéria.

Ameaça aos ninhos

Três das cinco espécies de tartarugas marinhas que existem no Brasil fazem ninhos no litoral do Piauí. Por isso, a movimentação de banhistas e veículos nas praias do estado preocupam pesquisadores da região, devido ao risco de ameaça à sobrevivência desses animais.

Os pesquisadores apontam que não há sinalização sobre a proibição da circulação de veículos nas areias das praias, e que as consequências disso são atropelamentos de filhotes em suas caminhadas para o mar.

Conforme o Instituto Tartarugas do Delta (ITD), além dos fatores naturais, a disputa de espaço com banhistas e veículos é uma das principais causas de risco aos ninhos e aos filhotes, que são atropelados durante a caminhada natural ao mar.

Para tentar prevenir a situação, voluntários vão às praias buscar conscientização junto à população. Além do monitoramento, eles sinalizam os locais de desova, na esperança de que eles não sejam danificados.

Fonte: G1/PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES